14 escolas estaduais abrem turmas de alfabetização aos fins de semana

Diário da Região/Osasco

qua, 01/07/2009 - 8h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação inicia, no segundo semestre de 2009, um projeto de alfabetizado destinado a pessoas com mais de 15 anos. A idéia é montar turmas, aos finais de semana, em escolas da própria rede, ONGs e universidades parceiras.

Em Osasco, 14 escolas foram selecionadas para receber os primeiros alunos. As turmas serão montadas nas escolas estaduais Aureliano Leite, Eloi Lacerda, Fanny Monzoni Santos, Fernando Buonaduce, Irmã Gabriela Maria Elisabeth Wienken, José Ribeiro de Souza; Josué Benedicto Mendes, Neuza de Oliveira Prévide, Newton Espirito Santo Ayres, Orlando Geribola, Paulo Freire, Tarsila do Amaral e Walter Negrelli.

De acordo com a secretaria, o curso será equivalente aos primeiros quatro anos do Ensino Fundamental. Mas, não há carga horária ou prazo para conclusão. Cada aluno vai estudar em seu ritmo e, ao final, fará um teste. Quem for aprovado, poderá ingressar na 5ª série do ensino fundamental, continuando a atividade escolar.

Ainda segundo a secretaria, os professores serão voluntários e participantes da escola da família, projeto que abre os colégios da rede, também aos finais de semana, para atividades com a comunidade.