Na Alesp, João Doria é empossado governador do Estado de São Paulo

Cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo formaliza a passagem de cargo para o chefe do Executivo paulista

ter, 01/01/2019 - 9h54 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, durante cerimônia de posse do cargo na Assembléia Legislativa de São Paulo

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, foi empossado nesta terça-feira, dia 1º de janeiro de 2019, pela Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Na cerimônia, acompanhado do vice-governador eleito, Rodrigo Garcia, Doria foi recebido pelo presidente da casa, o deputado estadual Cauê Macris.

Eleito com mais de 11 milhões de votos, o paulistano João Doria tem 61 anos, é casado com a artista plástica Bia Doria e pai de três filhos. Filiou-se ao PSDB em 2001, mas só disputou sua primeira eleição em 2016, quando se tornou o primeiro prefeito de São Paulo eleito no primeiro turno, com mais de 53% dos votos.

Formado na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) como jornalista e publicitário, Entre 1983 e 1986 Doria foi Secretário Municipal de Turismo de São Paulo e Presidente da Paulistur na gestão Mário Covas. Participou da organização da campanha Diretas-Já em 1984, a pedido do então governador de São Paulo, André Franco Montoro. Presidiu a EMBRATUR e o Conselho Nacional de Turismo de 1986 a 1988.

O chefe do Executivo paulista substitui Márcio França, que governou São Paulo desde abril de 2018, quando assumiu após a saída do então governador Geraldo Alckmin. Na ALESP, Doria reforçou o compromisso de cumprimento da Constituição e fez seu primeiro discurso como governador.

“Os brasileiros de São Paulo confiaram em nós a missão da renovação política. E nós temos a missão de honrar o povo brasileiro, vamos começar a mudar e temos que atender esse sentimento que foi expresso pelo voto. A velha política do desperdício do dinheiro público não fará parte do nosso governo”, falou Doria na solenidade.

O presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, reforçou a mensagem de confiança no novo governo. “Temos a certeza e a segurança que o Estado de São Paulo inicia um novo momento de prosperidade, de desenvolvimento e de protagonismo. O Estado de São Paulo deve estar como protagonista das grandes mudanças sociais e das mudanças que queremos para o nosso país”, disse Macris.

Ainda nesta terça-feira, o Palácio dos Bandeirantes sediará a cerimônia de Transmissão do Cargo de Governador do Estado de São Paulo para João Doria, do vice-governador, Rodrigo Garcia, e a posse dos secretários estaduais.