Mutirão de emprego na zona sul de SP vai até sexta-feira (19)

Iniciativa do Governo do Estado facilita o acesso dos moradores do Jardim São Luiz a oportunidades no mercado de trabalho

qua, 17/05/2017 - 11h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania realiza até sexta-feira (19) um mutirão de emprego para os moradores do entorno do Centro de Integração da Cidadania (CIC), unidade Sul, na capital paulista. A ação acontece de 9h às 15h30, no próprio CIC, situado na Avenida José Manoel Camisa Nova, 100, no Jardim São Luiz.

A iniciativa é promovida em parceria com o Centro de Apoio do Trabalhador, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. Os interessados devem chegar ao local em posse de carteira profissional, RG, CPF e comprovante de residência. Não é necessário levar currículo, pois o candidato sairá com uma carta de encaminhamento para a pré-seleção ou seleção.

Atividades
A idade mínima para participar é de 14 anos. Haverá também a habilitação de seguro desemprego e orientações sobre o Microempreendedor Individual, além de palestras para confecção de currículos e como se comportar em entrevistas de emprego.

De acordo com a diretora do CIC, Evanilda Menezes, a atividade será importante para quem está em busca de oportunidades no mercado de trabalho porque facilitará o acesso da população às vagas. “Estamos em uma região periférica, longe do centro, e isso dificulta a locomoção das pessoas que, por vezes, perdem a oportunidade de recolocação por não tem condições financeiras”, explica.

Durante toda a semana, os serviços de emissão de 1ª e 2ª via de carteiras de trabalho serão gratuitos. Para a 1ª via, basta apresentar RG, certidão de nascimento ou reservista e uma foto recente. No caso da 2ª via, é necessário levar o documento anterior, extrato do FGTS ou contrato de trabalho.

Oportunidades
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP e acesso à justiça gratuita, por meio da Defensoria Pública.