Museu do Futebol celebra centenário do clássico Corinthians x Palmeiras

Encontro de colecionadores de camisas é uma das atividades deste sábado (6) que marcam o centenário do tradicional derby

sex, 05/05/2017 - 20h33 | Do Portal do Governo

Para comemorar os 100 anos dos confrontos entre Corinthians e Palmeiras, celebrados neste sábado (6), o Museu do Futebol promove o 22º Encontro de Colecionadores de Camisas. O evento ocorrerá entre 10h e 17h, na área externa do Museu, no vão central do Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

A iniciativa, com o tema da rivalidade, reunirá colecionadores fanáticos e apreciadores da modalidade, que trocam camisas, compartilham histórias e estreitam contatos. Ainda no sábado, às 15h, ocorrerá o lançamento do livro “Derby Corinthians x Palmeiras: 100 anos de Rivalidade”, no auditório do museu.

A obra tem autoria dos jornalistas Celso Unzelte e Paulo Vinicius Coelho, o PVC, que convidarão o público para um bate-papo sobre ídolos de todos os tempos dos dois clubes. Os interessados deverão se inscrever pelo site sympla.com.br. A conversa contará com transmissão ao vivo pelo canal do Museu do Futebol no YouTube. Os eventos integrantes da programação cultural do Museu do Futebol são gratuitos.

Curiosidade
A expressão “derby”, criada pelo jornalista Tomás Mazzoni, tem relação com o duelo entre os clubes paulistas Corinthians e Palmeiras. O nome faz referência à corrida de cavalos mais importante do mundo, o “Derby de Epsom”, e atualmente é sinônimo dos jogos entre times rivais no Brasil.

Ainda no mês de maio, o público poderá participar da tradicional Reunião do Grupo de Memória e Literatura do Futebol, o Memofut. O encontro acontece no dia 13 de maio, de 9h às 13h. As reuniões mensais fazem parte da programação cultural da instituição museológica, ligada à Secretaria da Cultura do Estado, e reúne personalidades do esporte para debates.

Neste mês, Ademir Takara, bibliotecário do Museu, ministrará a palestra “Jogadores estrangeiros na literatura brasileira”. Também participam do evento Sérgio Miranda Paz, com o tema “Quando é preciso perder para poder vencer”, Luiz Carlos Barreto, produtor e diretor cinematográfico, e Diana Mendes Machado da Silva, autora do livro “Futebol de várzea em São Paulo: a Associação Atlética Anhanguera (1928-1940)”. A obra estará à venda e haverá sessão de autógrafos no fim do encontro.

Confira abaixo a programação cultural do mês de maio:

Sábado (6):

Ação: 22º Encontro de Colecionadores de Camisas
Horário: 10h às 17h
Local: Vão Central do Estádio do Pacaembu
Os propósitos dos encontros são reunir desde os colecionadores mais fanáticos a simplesmente apreciadores, incentivar a troca de camisas, estreitar contatos e estimular amizades. Mais três mil camisas são expostas e circulam em média 500 pessoas por evento. É vedada a comercialização de itens no local. A realização é em parceria com o site Minhas Camisas (minhascamisas.com.br/wordpress) e o blog naGAVETA (nagaveta.com).
Atividade gratuita e aberta ao público.

Ação: Lançamento do livro “Derby Corinthians x Palmeiras: 100 anos de Rivalidade”
Horário: 15h
Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 4 cadeirantes)

Sábado (13):

Ação: Reunião do 88º Memofut (Grupo de Memória e Literatura do Futebol)
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 4 cadeirantes)
Descrição: Na Reunião de maio, haverá as palestras “Jogadores estrangeiros na literatura brasileira”, com Ademir Takara, bibliotecário do Museu do Futebol, e “Quando é preciso perder para poder vencer”, com Sérgio Miranda Paz. Também serão realizados os bate-papos com o produtor e diretor cinematográfico Luiz Carlos Barreto e com Diana Mendes Machado da Silva, autora do livro “Futebol de várzea em São Paulo: a Associação Atlética Anhanguera (1928-1940)” (Editora Alameda, 2017). A obra estará à venda no local e a autora autografará os exemplares ao final da Reunião.

O Memofut abre as suas reuniões para o público interessado em ampliar seus conhecimentos sobre futebol. Os encontros acontecem em um sábado por mês, sempre no Museu do Futebol, e contam com a presença de personalidades e pensadores do esporte para o debate de temas diversos. Os participantes poderão trazer livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol. O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia.

SERVIÇO
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Funcionamento:
Terça a sexta-feira: 9h às 16h (permanência até às 17h)
Sábado, domingo e feriados: 10h às 17h (permanência até às 18h).
Ingressos: R$ 10,00 | Meia-entrada: R$ 5,00 | Entrada gratuita aos sábados.
* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site do Museu.
* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.
www.museudofutebol.org.br