Museu da Diversidade apresenta segunda edição da Mostra Diversa

São trabalhos de 17 artistas que dialogam com as questões da atualidade, como diversidade, sexualidade e gênero

ter, 13/06/2017 - 16h22 | Do Portal do Governo

O Museu da Diversidade Sexual abre a 2ª Mostra Diversa – edição 2017. São trabalhos de 17 artistas que dialogam com as questões da atualidade, como diversidade, sexualidade e gênero. A abertura da exposição será no dia 13 de junho, às 17h, com entrada gratuita.

A Mostra Diversa acontece a cada dois anos e busca abrir espaço para novos artistas, novas propostas e experiências relacionadas à diversidade sexual. A ação também traça um panorama da produção artística sobre a temática.

Fazem parte dessa segunda edição o questionamento do binarismo de gênero, a discriminação e violência sofrida pela população LGBT, a transexualidade, a montação e o questionamento dos padrões excludentes da sexualidade. Ao todo, 70 projetos foram inscritos e 17 foram selecionados.

A mostra também é celebrada com diversidade e cede espaço às diferentes técnicas de fotografia, colagem, desenho, aquarela e pintura. Entre os projetos está “Adágio”, de Rafael Roncato. Um ensaio com Laerte Coutinho, que se torna personagem de sua própria obra, misturando-se às tintas, compondo e mascarando sua verdadeira face.

Já em “POSTALGBT”, Weio denuncia os diversos crimes contra população LGBT por meio de uma coletânea de postais. O material foi produzido em locais onde ocorreram crimes de ódio amplamente divulgados na mídia. O trabalho também permite que as vítimas falem em primeira pessoa como se readaptaram a vida cotidiana após o trauma.

A exposição conta ainda com “Luz dos Olhos Meus”, obra de estreia de Victor Grizzo. Trata-se de um livro que transcende a obscuridade que é comumente relegada à temática das questões de gênero na literatura infantil brasileira. “Luz dos Olhos Meus” conta a história de Eugênio, o menino como tantos outros que as páginas literárias insistem em esconder do universo infantil: não gosta de jogar futebol, preferindo a companhia da prima Saturnina ou de suas amigas imaginárias de cílios-fósforos, com suas brincadeiras de boneca, teatro e dança.

A mostra fica em cartaz até o dia 30 de setembro.