Mostra no MAS-SP homenageia Cardeal Dom Odilo Scherer

A Beleza do Testemunho, da Vida e da Palavra, composta por 45 obras, fica exposta de 6 de maio até 2 de julho; ingressos custam R$ 6

qua, 03/05/2017 - 19h01 | Do Portal do Governo

Para celebrar os 10 anos de arcebispado do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, o Museu de Arte Sacra de São Paulo exibe a mostra “Doutores e Doutoras da Igreja: A Beleza do Testemunho, da Vida e da Palavra”, composta por 45 obras – entre esculturas, pinturas, objetos religiosos e outras peças – que revelam a trajetória dos mestres cristãos, homens e mulheres que definiram questões importantes para a cristandade.

A divulgação da tradição cristã foi realizada pelos doutores da Igreja, que contribuíram para a compreensão da fé e para o entendimento da própria instituição religiosa. Sofreram perseguição e, juntamente com os papas, elaboraram regras e fundamentaram profunda e filosoficamente as diretrizes instituídas, esclarecendo a razão de ser da espiritualidade dos indivíduos.

Os doutores originais da Igreja foram os santos teólogos da Igreja ocidental, como Santo Ambrósio, Santo Agostinho, São Jerônimo, São Tomás de Aquino e o Papa São Gregório I.

As mulheres doutoras são Santa Catarina de Siena e Santa Teresa d’Ávila, ambas nomeadas apenas em 1970. “A alemã Santa Hildegarda de Bingen e a francesa Santa Teresinha do Menino Jesus chegariam aos altares brasileiros com a romanização da Igreja a partir do século XIX”, explica o curador Marcos Horácio Gomes Dias.

SERVIÇO
Exposição “Doutores e Doutoras da Igreja: A Beleza do Testemunho, da Vida e da Palavra”
Curadoria: Marcos Horácio Gomes Dias e Vanessa Beatriz Bortulucce
Abertura: dia 6 de maio, às 16h
Encerramento: dia 2 de julho
Museu de Arte Sacra de São Paulo
www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
Ingresso: R$ 6 (estudantes pagam meia entrada); Grátis aos sábados. Isentos: idosos acima de 60 anos, crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes