Museu da Imigração oferece aulas de idiomas com refugiados

Projeto Mente Aberta está com inscrições abertas para novas turmas de inglês, francês e espanhol com professores estrangeiros

qui, 17/01/2019 - 19h49 | Do Portal do Governo

O projeto Mente Aberta, uma parceria entre o Museu da Imigração e o Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado, está com inscrições abertas para novas turmas de inglês, francês e espanhol ministradas por professores refugiados.

Desde 2017, o MI recebe o curso no mesmo local que acolheu 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades.

Desde o início do projeto, mais de 150 alunos passaram pelos cursos, do nível básico ao avançado, com professores de diversos países, como Camarões, Togo, Serra Leoa, Nigéria, Síria, República Democrática do Congo, Cuba, Venezuela e Colômbia.

Para Alessandra Almeida, diretora executiva do Museu da Imigração, o projeto tem total conexão com as diretrizes do Museu. “Nossa missão é promover o conhecimento e a reflexão sobre as migrações humanas. Unir o conteúdo teórico das aulas com a experiência de cada um desses professores, dentro do edifício que acolheu tantas pessoas, é muito enriquecedor”, diz.

Ela ainda explica que a história da imigração não pode ficar ligada apenas ao passado. “É papel do Museu trazer discussões atuais sobre os processos migratórios e situações de refúgio. Dar apoio a esse tipo de ação é, de certa forma, continuar a trajetória da instituição, com um olhar dedicado ao cenário contemporâneo”, acrescenta Alessandra.

De acordo com Cleita Fernandes, coordenadora do Mente Aberta, a história dos professores e as suas origens são componentes que enriquecem as aulas. “Os alunos ficam mais interessados e acabam aprendendo não só o idioma, mas, também, um pouco de história e se sensibilizam com a causa do refúgio”, finaliza.