Modernizado, museu da Energia de São Paulo é reaberto ao público

Exposições gratuitas recontam a história desde os tempos dos lampiões, abastecidos a óleo de peixe, até a chegada da energia elétrica

qui, 01/02/2018 - 18h48 | Do Portal do Governo

A reabertura do Museu da Energia de São Paulo apresenta novas salas com recursos audiovisuais. As temáticas das exposições também abordam a história da iluminação pública na cidade e o uso sustentável da energia.

Por meio de vídeos, fotos e objetos museológicos, os visitantes ficam sabendo mais sobre os serviços de iluminação pública na capital paulista. São exposições desde os tempos dos lampiões, abastecidos a óleo de peixe, do século 19, até a chegada da energia elétrica.

O “Espaço das Águas” é um ambiente que aborda tanto a história da relação da cidade de São Paulo com a água, como o caminho que ela percorre desde os reservatórios até a torneira. O espaço levanta ainda questões atuais, como a necessidade do uso consciente dos recursos hídricos.

O Museu da Energia de São Paulo também presenteia os visitantes com a exposição temporária “Encontros improváveis de um lugar em comum”. Espalhadas pelos dois andares do museu, as obras fazem uma ponte entre os temas “Água” e “Energia ”. A exposição temporária fica aberta ao público até 24 de junho de 2018.

Para aproveitar todas as áreas, na parte externa do museu tem um local permanente para exposições de grafites e pinturas murais, com temáticas relacionadas aos temas energia e água. Anualmente, artistas serão convidados para a reformulação estética do espaço.

O Museu da Energia de São Paulo fica aberto de terça a sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita. O espaço está localizado na Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo.