Museu da Casa Brasileira e Mercado Manual selecionam presentes para edição de Natal

Proposta do evento é garantir que visitantes encontrem em um só lugar opções de artesanatos originais

sáb, 30/11/2019 - 12h14 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira promove há quatro anos o Mercado Manual. Neste ano, o evento terá uma edição de Natal nos dias 7 e 8 de dezembro com entrada gratuita. A curadoria do festival dá ênfase a artesãos para que todos os públicos encontrem, num só lugar, um presente de Natal Manual.

“Nesta edição, a curadoria está muito variada e foi pensada para que os visitantes encontrem tudo o que precisam para presentear com originalidade e gentileza”, ressalta Karine Rossi, co-fundadora da Rede Manual. A programação completa está no site do museu.

São mais 100 artesãos dos segmentos de moda, design, casa, arte, acessórios, beleza, bem-estar e seção infantil. Peças feitas à mão, uma a uma, com histórias para contar e criadas a partir dos valores: o fomento à cultura manual brasileira, o incentivo à cadeia produtiva sustentável e a consolidação de um consumo consciente.

Diretora geral do museu, Miriam Lerner afirma que as feiras são realizadas com objetivo de propiciar o contato direto entre o pequeno produtor ou artesão e o consumidor final. “O Museu se alia ao Mercado Manual no incentivo e fortalecimento da criatividade e do empreendedorismo”, acrescenta.

O Manual no MCB é realizado com o apoio da companhia Juta Castanhal, que incentiva a moda sustentável com fibras orgânicas, e da empresa YVY de produtos de limpeza biodegradáveis sem compostos nocivos ao planeta.