Município de São Vicente ganha unidade do Poupatempo

Começa nesta terça-feira (3) a pré-operação do novo posto de atendimento, o quarto em funcionamento na Baixada Santista

seg, 02/07/2018 - 15h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Totens de autoatendimento ficam disponíveis no horário do shopping, inclusive domingos e feriados

A partir desta terça-feira (3), será iniciada a pré-operação de uma nova unidade de atendimento do Poupatempo no município de São Vicente, na Baixada Santista. O 72º posto faz parte do Plano de Expansão do Poupatempo, que implantou mais 40 locais no Estado desde 2014.

O Poupatempo São Vicente é o quarto posto no litoral, que já possui unidades em Santos, Guarujá, Caraguatatuba e Praia Grande. Com investimento de R$ 710 mil e previsão de cerca de 1.100 atendimentos por dia, a unidade vai funcionar no Brisamar Shopping, no centro de São Vicente.

A instalação do Poupatempo em shoppings é uma tendência recente, que segue orientação do governo de buscar economia com aluguéis. O posto de Praia Grande, por exemplo, foi inaugurado há quatro anos no Litoral Plaza Shopping.

A unidade de Guarulhos mudou-se para o Internacional Shopping no início do ano passado e o Poupatempo Santo Amaro também deve mudar para um shopping em frente ao endereço atual até o final do ano.

Outra novidade do Poupatempo São Vicente são os três totens de autoatendimento do lado de fora do posto, podendo ser utilizados durante todo o horário de funcionamento do shopping, inclusive domingos e feriados, até as 22 horas.

Além da segurança, facilidade de acesso e estacionamento, os shoppings também oferecem ao Poupatempo isenção de aluguel e despesas de condomínio. Em contrapartida, o Poupatempo dá visibilidade ao shopping e atrai público para as suas dependências.

O Poupatempo São Vicente terá serviços do Instituto de Identificação (IIRGD), como Carteira de identidade, Atestado de antecedentes criminais, Certidão de Prontuário e Declaração de extravio da Carteira de Identidade.

E serviços do Detran como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Licenciamento, Certidão de prontuário; Permissão Internacional para Dirigir (PID) e outros. O posto terá correspondente bancário do Banco do Brasil, Sabesp e Serviço de Investigação e Reconhecimento de Paternidade, em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo.

Poupatempo em números

O Programa Poupatempo, criado em 1997 pelo então governador Mário Covas, completou 20 anos com índice próximo de 100% de aprovação dos usuários (98,3% de ótimo e bom na última pesquisa anual divulgada em março deste ano). Das 72 unidades, 24 tiveram 100% de ótimo e bom e 20 tiveram 99%.

Desde a sua fundação, o Poupatempo prestou mais de 580 milhões de serviços; o número é mais do que o dobro da população total do Brasil e 12 vezes a do Estado de São Paulo. Este ano, o Poupatempo foi eleito pelo quarto ano consecutivo o “Melhor Serviço Público de SP” pelo instituto Datafolha.

Ao completar duas décadas, o Programa Poupatempo passa por uma verdadeira revolução tecnológica, criando canais eletrônicos de atendimento que deem mais comodidade a quem precisa dos seus serviços.

Com a tecnologia, muitas questões já podem ser resolvidas por aplicativos ou pela internet. Isso não beneficia somente o público, mas também o governo, que pode usar os recursos dos impostos com mais eficiência.

Uma inovação importante que vem sendo adotada nos últimos anos é o agendamento prévio para atendimento, que evita filas, garante conforto aos usuários e funcionários e ainda economiza recursos públicos – evitando períodos de superlotação ou ociosidade da máquina pública.

Os agendamentos podem ser feitos pelo portal na internet (www.poupatempo.sp.gov.br), onde os cidadãos também encontram alguns serviços que podem ser concluídos virtualmente, sem necessidade de ir a uma das unidades do Poupatempo.

Para facilitar os agendamentos, o Poupatempo adotou um atendente virtual, o Poupinha, criado por uma startup selecionada em concurso público do governo de São Paulo para atrair novas tecnologias destinadas a melhorar os serviços públicos.