Município de São Bernardo do Campo terá Fábrica de Cultura

Autorizo foi assinado em audiência no Palácio dos Bandeirantes; esta será a segunda unidade do programa fora da capital paulista

qua, 04/04/2018 - 21h54 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (4), em audiência no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin assinou o autorizo para parceria com o município de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para implantação de uma unidade da Fábrica de Cultura.

“Nós assinamos hoje o convênio entre o Estado, a Secretaria de Cultura e Prefeitura, que irá concluir e fazer as adaptações do prédio, e nós passaremos a ter a Fábrica de Cultura em São Bernardo. Todas as unidades são um sucesso, elas são muito bem avaliadas. Crianças, jovens, terceira idade, eles têm cursos, gratuitos, são muito bem estruturadas e fazem a diferença”, comentou Alckmin após a audiência.

Esta será a segunda unidade do programa fora da capital paulista – a primeira, em Diadema, foi inaugurada no último dia 27 de março. As dez unidades em funcionamento no Estado possuem cursos de diversas linguagens artísticas, oficinas, biblioteca e workshops, entre outras atividades.

As atividades das Fábricas de Cultura serão divididas da seguinte forma:

– Cursos de Formação: conteúdos de curta e longa duração nas modalidades de teatro, dança, música, circo, artes visuais, literatura e multimeios. Todos os materiais necessários são fornecidos gratuitamente pelas Fábricas. Durante as férias de janeiro e julho, é oferecida uma programação especial de cursos e oficinas.

– Biblioteca: acesso gratuito a livros, periódicos, filmes, jogos, computadores conectados à internet e equipamentos de acessibilidade visual e motora. Também são oferecidas atividades de incentivo à leitura, como contações de histórias, encontros com escritores, oficinas e exibição de filmes. Não é preciso ser aluno das Fábricas para frequentar as bibliotecas.

Público

As Fábricas de Cultura são um programa da Secretaria da Cultura do Estado que oferece cursos gratuitos em diversas linguagens artísticas para crianças e jovens, assim como atividades de difusão cultural para toda a comunidade. Em sete anos de funcionamento, as unidades já realizaram mais de 7,5 milhões de atendimentos de crianças, jovens e adultos.

Em 2017, o público das atividades de difusão das Fábricas, que incluem eventos, espetáculos de teatro e dança e shows musicais, teve um aumento de 28,4% em relação ao ano anterior. A primeira Fábrica foi inaugurada em março de 2011, na Vila Curuçá, na zona leste da capital.

Desde então, outras quatro unidades passaram a funcionar na região (Sapopemba, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista e Parque Belém), três na zona norte (Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia e Jaçanã) e duas na zona sul (Capão Redondo e Jardim São Luis).

A iniciativa foi criada por meio de uma parceria entre Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).