Serra participa da formatura de 143 aspirantes a Oficial da Polícia Militar (parte 1)

Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o secretário estadual da Justiça, paraninfo desta turma, Luiz Antônio Marrey; o secretário da Segurança, Ronaldo Marzagão, através […]

sáb, 15/12/2007 - 11h22 | Do Portal do Governo

Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas.

Cumprimentar o secretário estadual da Justiça, paraninfo desta turma, Luiz Antônio Marrey; o secretário da Segurança, Ronaldo Marzagão, através de quem cumprimento os demais secretários presentes; o general-de-brigada Eduardo Segundo Liberali Wizniewsky, comandante da 2ª Região Militar, em nome de quem cumprimento as Forças Armadas; coronel Roberto Antônio Diniz, comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, através de quem cumprimento, no dia de hoje, toda esta corporação; deputado capitão Conte Lopes, em nome de quem saúdo os parlamentares presentes; Paulo Afonso Bicudo, delegado geral de Polícia adjunto; Celso Perioli, superintendente da Polícia Técnico-Científica; oficiais e praças da Polícia Militar; formandos e formandas; familiares e amigos dos formandos e formandas.

Hoje, é um dia muito significativo para as senhoras e senhores. É um dia significativo também – meus caros formandos e formandas – para as suas famílias e seus amigos. Mas é um dia ainda mais especial para os brasileiros de São Paulo, porque recebem mais uma turma de aspirantes oficiais da Polícia Militar.

Para chegarem até aqui, vocês superaram várias barreiras, a primeira das quais foi a aprovação nos dificílimos exames da FUVEST, em uma disputa que contou com quase seis mil candidatos. Como se sabe, o vestibular para o ingresso no curso de oficiais da Academia do Barro Branco é hoje um dos mais disputados de São Paulo e, de longe, o mais disputado do Brasil. O que revela o prestígio que a Polícia Militar tem junto à sociedade.

Todos nós sabemos que a PM deve ser bem equipada com armamentos modernos, viaturas e muitos outros recursos. Mas não há dúvida de que o melhor equipamento da PM – se me for permitido falar assim – é o equipamento humano.

São os próprios homens e mulheres que a integram, é a formação que recebem, os valores que cultivam, a disciplina da sua organização, a lealdade ao interesse público e à nossa população. Estas são as armas mais eficientes para o combate à violência e à criminalidade.

A promoção da segurança pública é uma grande responsabilidade, porque a demanda por segurança foi constitutiva do Estado. Foi – e ainda – é uma das razões fundamentais da sua existência. A Segurança Pública que garante a democracia, os direitos individuais.

E vocês, os formandos e formandas de hoje, são e serão agentes essenciais para o cumprimento desta aspiração da sociedade. Daí porque o juramento que vocês fizeram é também, ao mesmo tempo, um compromisso assumido com o povo de São Paulo, com as nossas instituições e com a paz social.

Foi com grande satisfação que eu constatei que o paraninfo desta turma é o Doutor Luiz Antônio Guimarães Marrey, porque esta escolha expressa, de maneira muito clara, o apreço de todos vocês à Justiça e à Cidadania.

Como cidadão, sempre tive a PM em alta consideração. Como governador, esta admiração se redobrou, porque passei a acompanhar mais de perto seu trabalho, seus problemas, porque estou atento aos desafios que diariamente ela enfrenta, porque me entusiasmo com as crescentes vitórias que ela conquista e com a coragem que demonstra no seu cotidiano de trabalho de defesa para a nossa população.

Pela complexidade do nosso Estado, todos reconhecem que não é fácil ser policial em São Paulo.

Não obstante, todo o Brasil admira o desempenho dos policiais paulistas, admira a qualidade da nossa Polícia Militar e a tem como uma referência para as outras unidades da Federação. O pano de fundo desta cerimônia de hoje é aquele edifício atrás, em que consta o nome de cada Estado que obtém, da nossa Polícia Militar, assistência para a sua formação e para o seu trabalho. Pelo prestígio e pela tradição da PM de São Paulo, mas, sobretudo, no empenho da defesa dos cidadãos, o Governo Estadual sob o meu comando tem a obrigação e o compromisso, no sentido de torná-la cada vez mais coesa e eficiente.

Para tanto, nós vamos intensificar a utilização de ferramentas tecnológicas avançadas de informação e de comunicação; os investimentos na inteligência policial necessária para dar combate mais eficaz ao crime organizado; e as ações de prevenção, repressão e investigação da polícia, assim como o aprimoramento dos quadros profissionais.

Vocês venceram, e hoje é o dia em que esta etapa se conclui. Uma fase muito importante na carreira de policial militar. Ela exigiu muito estudo, muito trabalho, muita disciplina e implicou a adaptação de cada um de vocês a novos hábitos, novas rotinas, novas condutas que passarão a conduzi-los daqui para a frente. Mas é preciso ter claro que este momento é apenas o início de uma longa jornada, e que há tarefas ainda mais árduas a serem enfrentadas.

Tenho certeza de que, pelo sucesso que vocês já demonstraram, não faltará dedicação, bom senso e entusiasmo para superá-los no seu trabalho futuro.

Muito obrigado.