Mulheres de Peito: Carreta chega a Vista Alegre do Alto

Veículo equipado com mamógrafo e ultrassom ficará na cidade para atender mulheres a partir dos 50 anos, sem necessidade de pedido médico

ter, 22/08/2017 - 15h35 | Do Portal do Governo

A cidade de Vista Alegre do Alto, localizada na região de Barretos, é mais uma das beneficiadas com os serviços da carreta-móvel do programa Mulheres de Peito. O veículo oferece mamografias grátis e permanecerá no município até o dia 26 de agosto, na Praça Dr. Hemilio Enrique OwerSandolth, s/n, centro.

O governador Geraldo Alckmin acompanhou, nesta terça-feira (22) o início dos exames gratuitos. “Estamos aqui trazendo a carreta para fazer exames de mamografia sem necessidade de pedidos médicos para mulheres acima de 50 anos, para prevenção do câncer de mama. A cada 100 casos, em 1,3 algum problema é encontrado. Nesses casos de dúvida é encaminhado para punção e biópsia e se for necessário já começa o tratamento, tudo muito rápido”, explicou o governador.

Pacientes fora da faixa etária também poderão realizar os exames, desde que tenham em mãos um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.A carreta funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, cinco carretas-móveis percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

Sobre as carretas
As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início do programa, em 2014, até o momento, já foram realizadas mais de 131.569 mamografias, 5.400 ultrassonografias de mama, 590 biópsias de mama e encaminharam 1.679 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais. As carretas já percorreram 155 localidades em SP.

Outros anúncios
Ainda no município, o governador assinou um convênio para repasse de recurso para construção da cobertura da quadra do bairro Central Park 1. Os R$ 100 mil reais são transferidos para a prefeitura que fica responsável pela obra.

Além disso, também autorizou que a Secretaria de Desenvolvimento Social siga os tramites para liberação de recurso para instalação do Centro de Convivência do Idoso no município. “Nós queremos que os  645 municípios tenha Centro de Convivência do Idoso, então está liberado o CCI de Vista Alegre do Alto”, afirmou.