Mulheres de Peito: como agendar exame e prevenir o câncer de mama

Secretaria de Estado da Saúde coloca à disposição do público feminino exames gratuitos de mamografia em hospitais e unidades móveis

sex, 20/10/2017 - 9h30 | Do Portal do Governo

Outubro Rosa é o nome da campanha de incentivo aos exames preventivos do câncer de mama. que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta por ano cerca de 1,05 milhão de mulheres.

O câncer de mama é o tipo mais comum e a causa mais frequente de morte entre a população feminina. A causa da doença pode estar relacionada a diferentes fatores, mas o maior grau de  incidência é sobre as mulheres de mais idade.

Por outro lado, as chances de cura são grandes quando a doença é detectada no seu início. Por isso, a importância dos exames preventivos.

Em São Paulo, o Governo do Estado criou o Programa Mulheres de Peito. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, o programa oferece exames gratuitos de mamografia.

O foco é sobre as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, que são as que mais se enquadram no grupo de predisposição da doença. As mulheres nessa faixa etária não precisam apresentar exame médico prévio para fazer o exame.

Basta fazer o agendamento pelo telefone 0800-779-0000. As que nasceram em anos pares podem agendar os exames nos anos pares e as dos anos impares nos anos impares, de preferência no mês de aniversário.

O exame de mamografia é o melhor meio de prevenir o câncer de mama e as mulheres devem fazê-lo com frequência regular, principalmente a partir dos 35 anos de idade, daí a importância de consultas médicas periódicas, para que os médicos solicitem o exame se considerarem necessário.

Carretas móveis
O programa Mulheres de Peito é permanente, mas ações especiais estão sendo feitas durante o mês do Outubro Rosa. É o caso das carretas móveis do programa que intensificaram as visitas em várias cidades do Estado.

As carretas móveis ampliam o número de mulheres atendidas pelo programa e o quantidade de exames gratuitos de mamografia. São unidades móveis totalmente equipadas e equipes especializadas com capacidade para fazer os exames na hora e requisitar o resultado em poucas horas, graças aos equipamentos que transmitem imagens digitalmente para serem analisadas em centro de análise em São Paulo.

Em caso de alguma anomalia, o procedimento é o mesmo das unidades hospitalares, com o encaminhamento das pacientes para exames complementares e tratamento especializado. 

Saiba mais sobre o câncer de mama.