Mulheres de Peito atende em 8 cidades até sábado (21)

Carretas oferecem exames gratuitos de mamografia e objetivo é atender mulheres entre 50 e 69 anos de idade

qua, 18/12/2019 - 10h16 | Do Portal do Governo

As carretas do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, prestam atendimento até este sábado (21) em oito cidades de São Paulo. O serviço-móvel que oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Neste momento há carretas estacionadas em: Itararé, Guareí, Piracaia, Jandira, Sete Barras, Ibirarema, Mogi das Cruzes e Araraquara.

O atendimento é destinado ao público geral na faixa etária entre 50 e 69 anos. “Quanto maior a idade, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, porque o câncer de mama pode ser silencioso”, diz o mastologista Luiz Henrique Gebrim. Ele alerta, no entanto, que mulheres de todas as idades podem ser atingidas pela doença.

a carreta também atende mulheres mais jovens, mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico (que pode ser emitido por profissional da rede pública ou particular), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O veículo oferece exames de mamografia de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. “O fato de a taxa de incidência ser relativamente alta e a de mortalidade ser relativamente baixa mostra que o nosso sistema de saúde, apesar de todos os problemas, está salvando muitas vidas. Mas temos imensos desafios pela frente,” afirma a chefe da Divisão de Pesquisa Populacional do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Liz Almeida.

Veja onde estão as carretas

MUNICÍPIO INÍCIO TÉRMINO ENDEREÇO
Itararé 16/dez 21/dez Praça Coronel Jordão s/n – Centro. Referência: Torre da Igreja Matriz
Guareí 16/dez 21/dez Avenida Adalberto Rocha, 215 – Centro
Mogi das cruzes 02/dez 21/dez Largo do Rosário – R. Dr. Deodato Wertheimer – Centro
Piracaia 16/dez 21/dez Rodovia Jan Antonim Bata, Bairro Batatuba
Jandira 16/dez 21/dez Rua:Rubens Lopes da Silva, 315 – Centro
Araraquara 09/dez 21/dez Endereço: Av. Ivo Antônio Magnani, 430, CEAR – Fonte Luminosa
Sete Barras 16/dez 21/dez Rua Dom Idilío José Soares
Ibirarema 16/dez 21/dez Praça  Presidente Getúlio Vargas nº 230