Portal da Transparência muda e fica mais funcional para smartphones

Alterações apresentam novos conteúdos e facilitam a consulta e o acesso das informações de órgãos públicos do Estado

ter, 01/08/2017 - 16h38 | Do Portal do Governo

O Portal da Transparência do Estado de São Paulo www.transparencia.sp.gov.br, considerado um dos melhores do Brasil pelo Índice de Transparência da entidade Contas Abertas e pelo Ranking de Transparência do Ministério Público Federal, mudou e apresenta novas funcionalidades e conteúdos.

As mudanças tornam o uso do portal mais adequado para ser acessado por celulares e tablets, traz nova linguagem, cruzamento de dados e incluem a introdução de todos os aplicativos do Governo do Estado.

São mais de 40 aplicativos, como o do Poupatempo, Acessa SP, Detran, Metrô, CPTM entre outros. Destaque para o aplicativo Governo Aberto, com 446 conjuntos de dados para livre utilização pelo cidadão, além de mapas georreferenciados que permitem o cruzamento das informações.

O novo Portal da Transparência conta ainda com uma divisão em áreas temáticas – Secretarias Estaduais, Educação, Segurança Pública, Ações de Governo, Serviços Públicos e Indicadores paulistas – que facilita o mecanismo de busca. Os diversos canais de comunicação com o cidadão também estão centralizados na primeira página do novo portal.

O usuário pode ajudar a aperfeiçoar o site respondendo à uma pesquisa de satisfação antes de deixar o portal, informando o que achou da navegação, se encontrou o que estava procurando e deixando sua opinião e sugestões.

O Portal da Transparência
Criado em 2011, o Portal da Transparência do Governo do Estado ficou em primeiro lugar no Índice de Transparência da entidade Contas Abertas nos anos de 2010 e 2012, e em terceiro lugar em 2014.

Também conquistou o primeiro lugar nas três edições da Escala Brasil Transparente, realizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União.

Em 2016, o número de visitas ao Portal da Transparência cresceu 12% em relação ao ano anterior – foram 1.303.640 visitas, contra 1.161.003 registradas em 2015. Já no primeiro semestre de 2017, o número de visitas já chegou a 730.681.