Moradores de palafitas se mudam para conjunto habitacional da CDHU em Santos

107 famílias já foram atendidas e deixaram área precária do bairro Jardim São Manoel; outras 58 devem se mudar até o fim de outubro

ter, 01/10/2019 - 15h30 | Do Portal do Governo
DownloadFotos: Divulgação/CDHU
Área improvisada (à esq.) e o novo Conjunto Habitacional Santos O, da CDH (à dir.)

Famílias do bairro Jardim São Manoel, em Santos, que viviam em palafitas foram contempladas com novas moradias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). No total, 107 famílias se mudaram há três meses, quando as unidades foram entregues pela Secretaria de Estado da Habitação. Outras 58 devem passar a morar até o fim de outubro nos novos apartamentos no Conjunto Habitacional “Santos O”.

Os moradores viviam em área de mangue, em condições precárias, habitando palafitas ou barracos improvisados, com riscos de desabamentos, doenças, enchentes e contato com animais peçonhentos.

O operador de máquinas Claudemir da Silva Brandão, de 42 anos, esteve recentemente na área de sua antiga moradia no Jardim São Manoel, demolida há poucas semanas. Ele conta que, antes de construir a casa na área de mangue, morava de aluguel com a esposa, de 36 anos, e os três filhos, de 18, 13 e 10 anos.

Mas o dinheiro que ele ganhava era insuficiente para pagar o aluguel e a família teve de ir para o Jardim São Manoel. “Minha sogra comprou esse terreno há 12 anos e nós resolvemos construir aqui. Mas sabíamos que era irregular e que algum dia precisaríamos sair”, diz. “Não tinha dinheiro, então construí um barraco de palafita em cima da maré. Por anos, convivemos com ratos, baratas e mal cheiro”, conta.

A dona de casa Maria de Fátima da Silva, de 56 anos, está entre os moradores que aguardam a mudança para o novo empreendimento. O marido de Maria, de 66 anos, está acamado por conta de uma doença degenerativa e precisa de cuidados integrais. O filho do casal, de 30 anos, atualmente desempregado, também vive com eles.

“Moro aqui em São Manoel há mais de 30 anos. Quando cheguei, era tudo água e mato. Vivemos por anos em um barraco infestado de caranguejos, ratos, sem banheiro, energia e água. Só depois que um vizinho ligou uma luzinha e um cano de água improvisado atrás do barraco é que conseguimos ter acesso a essas coisas básicas”, conta ela.

Os valores das prestações são definidos individualmente com cada família. O Governo do Estado mantém política de subsídio em que as prestações são calculadas conforme as rendas familiares.

A CDHU investiu R$ 43,4 milhões no “Santos O”, com 205 apartamentos, distribuídos em dois lotes residenciais. Destas unidades, 40 já foram entregues em junho de 2018. São apartamentos com dois e três dormitórios e área construída de 61,16 metros quadrados (dois dormitórios), 61,84 metros quadrados (dois dormitórios, unidade adaptada) e 84,95 metros quadrados (três dormitórios).

O conjunto é dotado de acessibilidade, inclusive de apartamentos para pessoas com deficiência, com cinco unidades exclusivas para esse grupo. Todas as unidades são destinadas ao reassentamento das famílias provenientes da ocupação irregular no Jardim São Manoel.