MIS oferece programação especial para crianças neste domingo

Oficinas temáticas serão realizadas entre 10h e 17h; ingressos gratuitos deverão ser retirados no Museu com uma hora de antecedência

sáb, 29/04/2017 - 13h36 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som promove, no próximo domingo (30), diversas atividades gratuitas que integram a programação da Maratona Infantil. O grupo Cidade Invertida apresenta uma oficina especial que celebra o Dia Mundial da Fotografia Artesanal (também conhecida como “pinhole”, em que as imagens são obtidas nos dispositivos que dispensam as lentes).

A iniciativa reúne fotógrafos, educadores e artistas para elaborar ações relacionadas ao tema, com o objetivo de transformar as práticas em ferramentas de estímulo ao conhecimento e à cidadania. O trailer com detalhes do projeto, localizado na área externa do MIS, será usado como câmera obscura gigante. O orientador fará fotografias com um aparelho artesanal e, em seguida, os visitantes acompanharão o processo de revelação química, base da imagem tradicional em preto e branco.

Além disso, a tenda abrigará uma “câmera lambe-lambe”, que retratará os interessados e permitirá a cada frequentador apreciar melhor o equipamento. As novidades pretendem aproximar os participantes dos procedimentos tradicionais que lembram os primórdios da fotografia analógica, bem como relacionar os conhecimentos à fotografia digital e às mídias contemporâneas.

Fábrica de dinossauros
Quem gosta de brinquedos artesanais pode participar da oficina “Meu Dinossauro de Estimação”, com o Coletivo Jiboia. O grupo propõe a criação de um dinossauro de pau, a partir de sacolas, giz e papéis coloridos. Cada criança será incentivada a criar o próprio animal e poderá passear com o novo amigo pelo Museu da Imagem e do Som.

Durante todo o dia, na área externa do Museu, será realizada a instalação “Desenho Suspenso”, em que os pequenos serão desafiados a desenhar em uma superfície vertical e instável. Os participantes experimentarão as sensações de desenhar em um espelho, por cima da própria imagem refletida, e produzir imagens em bexigas flutuantes, tendo que controlar a força usada sobre a superfície macia.

Estímulo à imaginação
Já a “Oficina de Sons e Construção de Histórias” convida o público a soltar a imaginação. Primeiramente, são apresentados sons com vários instrumentos. Logo depois, os frequentadores podem criar personagens e situações para cada tipo de ruído. Toda a família criará enredos para serem vivenciados em grupo.

Os participantes da Maratona Infantil também contarão com espetáculos divertidos ao longo do dia: “BiblioCirco – A Maior Biblioteca do Mundo”, que une o prazer da leitura em uma biblioteca móvel a um show de palhaços; Pé de Vento, realizada em uma instalação inflável cênica feita de dobras que fazem alusão ao interior do corpo humano; e Letras Perambulantes, uma homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré.

Confira, a seguir, a programação completa da Maratona Infantil de abril:

10h às 16h – Ponto para doação de brinquedos e alimentos – Área externa
10h às 16h – Instalação Desenho Suspenso – Área externa
10h às 12h e 14h às 16h – Ateliê de Criatividade | Com Núcleo Educativo do MIS – Educativo térreo
10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h – Grupo Cidade Invertida 10 anos: oficinas no dia mundial da fotografia artesanal – Trailer área externa*
11h, 13h e 15h – Divertistórias | Contações de histórias Com a Cia Truks – Auditório LabMIS*
11h, 13h, 14h e 15h – Oficina “Meu dinossauro de estimação”| Com o coletivo Jiboia – Sala de Interfaces*
11h, 12h, 13h e 15h – Oficina de Sons e Construção de Historias – Foyer 2º andar*
11h, 13h e 15h – Espetáculo BiblioCirco – A Maior Biblioteca do Mundo – Área externa
12h e 16h – Espetáculo Letras Perambulantes | Com Núcleo Caboclinhas – Auditório MIS*
14h e 16h – Espetáculo Pé de Vento – Com Cia da Tribo – Área externa*

*Retirada de ingresso com uma hora de antecedência

SERVIÇO
Maratona Infantil no Museu da Imagem e do Som
Data: 30/04 (domingo)
Horário: 10h às 17h
Endereço: Av. Europa, 158 – Jd. Europa – São Paulo – SP
Locais das atividades: Área externa do MIS, Auditório LABMIS (66 lugares), Auditório MIS (172 lugares), Foyer MIS, Sala de Interfaces e Educativo
Ingresso: Gratuito (algumas atividades exigem retirada de entradas com uma hora de antecedência na bilheteria)
Classificação: Livre
www.mis-sp.org.br