Metrô: três novas estações são entregues na capital paulista

Interligada às linhas 1-Azul e 2-Verde, “Linha da saúde” terá mais de 855 mil passageiros por dia no trajeto do extremo sul ao centro

sex, 28/09/2018 - 13h21 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (28), a população paulista passa a contar com três novas estações da linha 5-Lilás do Metrô, a Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. As duas últimas farão integração, respectivamente, com as estações de mesmo nome das linhas 1-Azul e 2-Verde, facilitando o acesso de quem mora no extremo sul à região central.

A concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção da linha 5-Lilás, vai operar inicialmente as três novas estações todos os dias, das 10h às 15h, com cobrança de tarifa, no formato conhecido como “operação reduzida”.

O objetivo é acompanhar a maturação dos equipamentos e sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações, permitindo o aperfeiçoamento dos métodos de funcionamento da estação. O horário de atendimento dessas estações será ampliado gradativamente até chegar à operação plena, de domingo a sexta-feira das 4h40 à 0h, e aos sábados das 4h40 à 1h, como nas demais estações da rede.

Com o funcionamento das três estações, a linha 5-Lilás será ampliada em mais 2,5 km (a partir da estação AACD-Servidor, já em operação), totalizando 20 quilômetros de extensão, desde a estação Capão Redondo. A partir das interligações com as linhas 1-Azul e 2-Verde, a linha 5-Lilás, que atualmente recebe por dia cerca de 320 mil pessoas, deverá transportar 855 mil passageiros diariamente.

Conectada com toda a rede metroferroviária de São Paulo, a linha 5-Lilás é conhecida como a “Linha da saúde” por possibilitar acesso a vários complexos hospitalares de renome, como a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital Alvorada, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital do Rim e Hipertensão, Hospital São Paulo, Maternidade do Amparo Maternal, Hospital Santa Cruz, Hospital Sepaco e centros especializados para tratamentos, como AACD, APAE e Lar e Escola São Francisco.

Para que a linha fique completa, faltará apenas a estação Campo Belo, no meio do ramal, prevista para ser entregue em dezembro. Com investimento total do governo do Estado de R$ 10 bilhões, a ampliação da linha 5-Lilás inclui a construção de 11 km e 11 estações no trecho entre Adolfo Pinheiro (entregue em fevereiro de 2014) e Chácara Klabin, além da aquisição de 26 novos trens e implantação do moderno sistema de sinalização e controle de trens. A rede de metrô em São Paulo passa a ter 93,6 km.

Estação Hospital São Paulo

Localizada na rua Pedro de Toledo, 897, na Vila Clementino, com dois acessos, a estação Hospital São Paulo tem 12.403 m² de área construída, 35,40 metros de profundidade, plataformas laterais, quatro elevadores e 17 escadas rolantes. A demanda prevista para essa estação é de 19.630 passageiros por dia.

Estação Santa Cruz

Com demanda estimada em 138.430 usuários por dia, a estação Santa Cruz da linha 5-Lilás está situada na avenida Domingos de Morais, 2.474, na esquina com a rua Pedro de Toledo. Conectada com a estação Santa Cruz da linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), tem 17.864 m² de área construída, 48,30 metros de profundidade, plataformas laterais, seis elevadores e 43 escadas rolantes.

Estação Chácara Klabin

Interligada à estação Chácara Klabin da linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), a nova conexão da linha 5-Lilás fica na rua Vergueiro, 3.800. Tem 14.878 m² de área construída e 19 metros de profundidade, plataformas laterais, três elevadores e 18 escadas rolantes. A demanda prevista é de 85.310 passageiros diários.