Metrô oferece orientações sobre os riscos da hanseníase

Iniciativa acontece nesta quarta-feira (16), entre 10h e 17h, para usuários que passarem pelas estações Sacomã, Vila Prudente e Tatuapé

ter, 15/01/2019 - 19h11 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (16), entre 10h e 17h, os usuários que passarem pelas estações Sacomã e Vila Prudente, na Linha 2-Verde, e Tatuapé, na Linha 3- Vermelha, vão receber orientações sobre como identificar sinais e sintomas da hanseníase e quais os riscos que esta doença crônica traz à vida das pessoas.

Folhetos informativos sobre os cuidados para evitar a doença poderão ser retirados nas estações. A ação, que faz parte da campanha Janeiro Roxo, promovida pelo Ministério da Saúde, está sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde e conta com o apoio do Metrô.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking da enfermidade, com 11,6% dos casos de hanseníase no mundo.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e pode ser curada a partir de tratamento com medicamentos.

Os principais sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, caroços, febre, ressecamentos dos olhos e do nariz, sensação de formigamento entre outros.