Metrô e CPTM terão esquema especial para jogos da Copa América

Estação São Paulo-Morumbi, na Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, ficará aberta até 1h da madrugada de sexta para sábado

qui, 13/06/2019 - 8h23 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (14), acontece a abertura da Copa América. Os torcedores que forem ao estádio do Morumbi vão contar com uma operação especial de transporte. A estação mais próxima é a São Paulo-Morumbi, na Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, que ficará aberta até 1h da madrugada de sexta para sábado. Também está garantida a integração nas estações de transferência com as linhas do Metrô e da CPTM.

O jogo de abertura entre Brasil e Bolívia será às 21h30 e é recomendado aos torcedores que evitem o horário de pico, entre 17h e 19h30. Na saída do jogo haverá controle de acesso e os passageiros deverão embarcar na estação São Paulo-Morumbi pela avenida Jorge João Saad.

A estratégia especial montada para a partida envolve também o reforço do quadro de funcionários de atendimento e agentes de segurança em São Paulo-Morumbi e nas estações de conexão entre linhas.

A frota de trens na Linha 4-Amarela será ampliada para garantir um intervalo de 3 minutos entre as composições na saída do jogo. Na CPTM, a estação Pinheiros terá reforço de funcionários e a Linha 9-Esmeralda trens reserva para reforçar o serviço, em caso de aumento do volume de passageiros. Nas estações de integração com o Metrô também haverá reforço de funcionários.

A operação especial vai contar com um trem ambulância, equipado pelo Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (Grau), da Secretaria de Estado da Saúde, preparado para atender emergências. É uma estratégia preventiva para a necessidade de socorro em massa.

Expresso Copa

Para os jogos que irão acontecer na Arena Corinthians, a CPTM irá ativar o Expresso da Copa, com trens saindo da estação Luz diretamente para Itaquera pela Linha 11-Coral. Em cada jogo serão três viagens do expresso, de 30 em 30 minutos, a partir de 2 horas antes dos jogos. A operação foi realizada anteriormente na Copa do Mundo de 2014 com plena aceitação dos passageiros e torcedores.

No Metrô, a Linha 3-Vermelha contará com 5 trens reservas para o transporte dos passageiros em caso de necessidade, além de reforço de funcionários nas principais estações. Para a chegada ao jogo é recomendada a utilização da estação Artur Alvim aos torcedores com ingressos para o setor Oeste do estádio, enquanto Corinthians-Itaquera deve ser usada por quem vai ao o setor Leste.

Para evitar filas na ida e na volta é recomendada a compra antecipada dos bilhetes de acesso ao metrô. Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento da CPTM (0800-0550121 – atendimento 24h), do Metrô (0800-7707722, diariamente das 5h00 à meia-noite) e da ViaQuatro – operadora da Linha 4-Amarela – (0800-7707100, de segunda à sexta das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 18h).