Memorial é revitalizado por reeducandos do Via Rápida Expresso

Alunos recuperam duas áreas externas do Auditório Simon Bolivar, que serão inauguradas em dezembro, além de todo o gradil do complexo

sex, 03/11/2017 - 19h54 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina passou por revitalização no último mês de outubro. A pintura do equipamento cultural localizado na zona oeste da capital foi realizada por reeducandos do Programa Via Rápida Expresso, que recebem qualificação profissional.

No Memorial, os alunos recuperam duas áreas externas anexas ao Auditório Simon Bolivar, que serão inauguradas em dezembro, além de todo o gradil do complexo. O Programa, iniciado no ano passado, já contemplou mais de 300 equipamentos públicos, entre escolas, hospitais e outros prédios.

“Já aprendi vários tipos de pintura profissional que podem ser aplicados em prédios, grades e na indústria”, disse o reeducando Kassim Turri, ao comentar as novas técnicas que aprendeu para aprimorar o trabalho.

Além da qualificação profissional, a oportunidade de voltar à sociedade com portas abertas motiva o participante Belchior Ferreira dos Santos: “Tenho a possibilidade de me ressocializar de forma correta, com uma profissão”, enalteceu.

Para o coordenador do Programa, Deizo de Souza, o Via Rápida Expresso garante a reintegração social. “Essa retomada acontece em duas fases. No primeiro momento o reeducando já tem a chance de interagir com os instrutores, colegas, monitores e com a população em geral que será beneficiada com o seu trabalho. Na etapa seguinte, com a pena já cumprida, ele estará apto para a interação social e buscar uma vaga no mercado de trabalho”, explica.

“A reintegração de apenados nem sempre é uma tarefa fácil. Por um lado há o pré-conceito das pessoas e, por outro, a preocupação de como fazer o restabelecimento com dignidade e de forma eficaz. O Governo encontrou a fórmula de sucesso, trabalho e educação, que é o primeiro passo para o processo de recuperação e inclusão social”, ressaltou o vice-governador e secretário da SDECTI, Marcio França.

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). O programa já capacitou mais de 27 mil em todo o Estado.

Em 2017, são 13 mil vagas destinadas a reeducandos, das quais 7.200 já foram executadas. Os cursos do Programa Via Rápida Expresso possuem dois módulos, divididos em 25 horas de aulas teóricas e 75 horas de práticas.

Sobre o Via Rápida Expresso

O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiliberdade, internos em regime semiaberto da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.

Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil para o Via Rápida Econômico. Em 2017 serão ofertadas o total de 13 mil. Após o término do curso, os participantes recebem a inscrição de Micro Empresário Individual (MEI) e podem trabalhar como autônomos. A Pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 250 mil pessoas em todo Estado, por meio das 28 unidades móveis e classes descentralizadas.