Memorial da Inclusão realiza Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi

Evento destaca importância da imprensa na construção de uma sociedade inclusiva para as pessoas com deficiência

seg, 17/12/2018 - 19h33 | Do Portal do Governo

Na última semana, a sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo foi palco da cerimônia de entrega do Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi. Realizado pelo Memorial da Inclusão, o evento busca incentivar os futuros jornalistas a refletirem sobre o seu papel na construção de uma sociedade inclusiva para as pessoas com deficiência.

A Secretária de Estado Linamara Rizzo Battistella participou da entrega do prêmio e ressaltou a importância de reconhecer o papel da imprensa neste processo.

“Não podemos abandonar ideia do quanto a imprensa pode nos ajudar. Uma imprensa madura, que trata o tema na perspectiva do direito de todas as pessoas, que ajuda a construir caminhos para políticas públicas de qualidade, que ajuda a levar informações para todos é uma imprensa que celebra os ganhos, as vitorias, as boas práticas”, disse.

Segundo Linamara, é preciso disseminar as notícias pelo lado positivo e apontar com serenidade o que não é bem feito. Ela ainda ressaltou que o nome do Prêmio ser atrelado a Rui Bianchi não é por acaso: “hoje é um dia especial, esse prêmio tem importância e ter o nome de Rui não é trivial, ele era um comunicador nato”.

Foram quatro categorias distintas: Web, rádio, TV e Impresso. Em primeiro lugar na categoria web ficou Ariany Ferraz Freitas, com a reportagem “Jovens com Síndrome de Down lideram evento sobre inclusão no mercado de trabalho”. Na categoria rádio, o primeiro colocado foi Ewerton Batista Correia, com a reportagem “O som da inclusão”.

Já na categoria TV, Carlos Henrique Rodrigues Balbino ficou em primeiro lugar com a matéria “Reportagem Especial – Inserção de pessoas com síndrome de down no mercado de trabalho”. E na categoria impresso, o primeiro lugar ficou com o grupo de jornalistas Taís de Oliveira Lambert; Audrey Candido Scheiner; Brenda Loci Umbelina Cruz; Mayra Baptista Ribeiro, que apresentaram a matéria “Precisamos falar das flores que secam”.

O Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi faz homenagem a Rui Bianchi do Nascimento (1949-2001), respeitado ativista do movimento social das pessoas com deficiência, mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), autor da dissertação “Visão parcial da deficiência na imprensa: Revista Veja (1981-1999)”.

Veja aqui o resultado completo da premiação.