Memorial da América Latina exibe mostra “De Peito Aberto”

Com mais de 40 exposições e 160 palestras pelo Brasil e no mundo, trabalho promove a autoestima das mulheres com câncer de mama

seg, 18/03/2019 - 20h38 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina recebe até o dia 7 de abril a exposição “De Peito Aberto”, do fotógrafo Hugo Lenzi em parceria com a jornalista Vera Golik, que conta com fotos que promovem a autoestima da mulher com câncer de mama.

As imagens da exposição mostram as histórias de mais de 50 mulheres e um homem retratados em todo o Brasil, entre 18 e 90 anos de idade, de diversos países, origens, etnias e classes sociais. Elas captam as emoções vividas em cada uma das etapas do câncer.

A exposição fotográfica “De Peito Aberto” é resultado do projeto sociocultural de mesmo nome, que retrata homens e mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, além de colocar em foco a humanização da medicina em geral.

Com a mostra fotográfica, palestra e ações nas redes sociais, o projeto mostra a doença sob uma perspectiva mais humana e sensível – uma iniciativa da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, após vivenciarem casos de câncer em suas próprias famílias.

Embora a reconstrução seja um direito das mulheres, o Ministério da Saúde estima que foram realizadas pouco mais de 1.500 cirurgias em 2015. O número não chega a 2% do total das mulheres que são afetadas pelo câncer de mama.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, das cerca de 20 mil mulheres que precisam fazer cirurgia de retirada das mamas, menos de 10% saem dos centros cirúrgicos com os seios reconstruídos.

Com mais de 40 exposições e 160 palestras pelo Brasil e ao redor do mundo, “De Peito Aberto” recebeu mais de oito milhões de visitantes – aproximadamente 25 milhões de pessoas tiveram acesso às informações sobre o evento por meio da mídia e mais de 15 milhões de internautas foram impactadas pelo projeto nas redes sociais.

O Projeto De Peito Aberto tem como meta estimular uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama. A ação acontece em todo o Brasil e agora está sendo apresentada em São Paulo.