Memorial da AL sedia formatura de curso de português para refugiados

Parceria entre Uninove, Caritas Arquidiocesana de São Paulo, ACNUR e Fundação Memorial da América Latina celebra conclusão nesta sexta (30)

qui, 29/08/2019 - 18h24 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (30), às 15h, acontece a cerimônia de formatura do curso de português para pessoas em situação de refúgio. Resultado de uma parceria entre a Fundação Memorial da América Latina, a Uninove, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo e o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), o curso teve duração de 8 semanas e terá 23 formandos.

O patrono da turma será Paulo Dimas Mascaretti, secretário de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

O curso foi criado para atender pessoas em situação de refúgio no Brasil e que se encontram em contexto de vulnerabilidade. A iniciativa pretende aproximar e promover a integração dos povos por meio do aprendizado do português, pois o não conhecimento da língua é um dificultador para o convívio social e para pleitear oportunidades no mercado de trabalho.

Para viabilizar e garantir a permanência do aprendiz com filhos, a Uninove disponibilizou uma equipe multidisciplinar para desenvolver atividades com essas crianças e adolescentes. As pessoas em situação de refúgio foram encaminhadas para o curso pela Caritas.