MCB é referência internacional em arquitetura e design

Museu da Casa Brasileira apresenta extensa agenda de programação cultural e dedica de seu espaço a duas mostras de longa duração

qua, 22/05/2019 - 19h24 | Do Portal do Governo

Quem gosta de arquitetura, design e decoração não pode deixar de conhecer o Museu da Casa Brasileira, único no Brasil dedicado ao tema. A instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo se dedica às questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e do design.

Ao longo de mais de quatro décadas de existência, tornou-se referência nacional e internacional nessas áreas por promover programas como o Prêmio Design MCB, concurso criado em 1986 com o objetivo de incentivar a produção brasileira no segmento, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade de morar do brasileiro.

O MCB foi criado em 1970, como Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro. Em 1972, ganhou sua sede definitiva, um Solar neoclássico construído entre 1942 e 1945, originalmente para abrigar o ex-prefeito de São Paulo (1934-1938) Fábio da Silva Prado e sua esposa Renata Crespi Prado.

O projeto arquitetônico, desenhado por Wladimir Alves de Souza, remete às linhas do Palácio Imperial de Petrópolis (RJ). Sua construção integra a expansão urbana da primeira metade do século 20 em São Paulo, quando a elite da cidade deixou o centro para viver nas cercanias do rio Pinheiros.

Para o arquiteto Gabriel Rohnik, “o Museu preserva a história da cidade de São Paulo, dos casarões antigos e está no meio de uma avenida totalmente comercial, mas manteve essa característica antiga, o que o deixa mais interessante”.

De acordo com diretora geral Miriam Lerner, o local é o único museu especializado nestes temas no país. “A programação estabelecida contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, oficinas, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design, contribuindo na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Desta forma, o MCB se consolida como centro do debate e reflexão envolvendo estas disciplinas”, afirma.

Sobre as exposições

A agenda de exposições temporárias apresenta, em formatos e suportes diversos, mostras nacionais e internacionais diretamente ligadas às áreas de vocação da instituição: cultura material da casa brasileira, arquitetura, design e seus desdobramentos, trazendo conteúdos direcionados tanto ao público leigo como ao especializado.

O museu apresenta uma extensa agenda de programação cultural e dedica de seu espaço a duas mostras de longa duração: Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB, com painéis fotográficos e textuais que correlacionam as várias tipologias de madeiras do acervo do MCB às diversas espécies nativas existentes na mata atlântica, além de apresentar um recorte do acervo da instituição constituído por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje.

Já A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado, que aborda o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu por meio do cotidiano e da trajetória de seus moradores originais: o casal Renata Crespi e Fábio Prado, protagonista de transformações históricas, culturais e urbanísticas na cidade de São Paulo

A visitante Gilza Helena mora em Recife e aproveitou a viagem para visitar o Museu. “Gostei ainda mais da exposição Remanescentes da Mata Atlântica, pois pude ver móveis de extrema beleza”, conta. Rosemery Araújo afirma que gostou de tudo, mas “principalmente, de conhecer as exposições do Ruy Ohtake e os móveis antigos da outra sala”, finaliza.