Saiba como São Paulo está se preparando para a Copa do Mundo

Plano de expansão do transporte público é prioridade do Estado

sex, 13/11/2009 - 11h09 | Do Portal do Governo

São Paulo é uma das 12 cidades brasileiras que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014. Para isso, o Governo de São Paulo investe pesado em obras de infraestrutura que servirão de apoio para a realização do torneio. São esperados cerca de 500 mil turistas no mês de sua realização – sendo 180 mil estrangeiros.

Uma das principais ações do governo paulista é o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. Somente até 2010, o governo investirá R$ 20 bilhões no Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), garantindo o acesso aos jogos. Com esses recursos, a rede sobre trilhos com qualidade de metrô, passará dos atuais 61,3 quilômetros para 240 quilômetros.

“Toda estrutura viária da região metropolitana e capital já está em andamento. Nós temos até 2014 previstos cerca de R$ 33 bilhões de investimentos, inclusive na linha 4-Amarela do Metrô, que vai passar a 1,2 km do estádio do Morumbi. Temos também o Rodoanel e a expansão de todo o sistema metroviário e de trens urbanos da CPTM em toda a Grande São Paulo, com acesso para todos os lados, inclusive para os aeroportos”, afirmou José Serra.

A Estação Morumbi, a pouco mais de mil metros do Estádio que leva o mesmo nome da estação, tem inauguração prevista para maio de 2012. Pronta, terá capacidade para receber até 70 mil pessoas por hora.

Acessos

O acesso ao aeroporto André Franco Montoro será facilitado pelo projeto de ligação rápida entre São Paulo e Guarulhos. O Expresso Aeroporto permitirá ao passageiro sair da Estação da Luz no centro da Capital e chegar ao destino em aproximadamente 20 minutos. Já no início da operação, a expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas utilizem o Expresso. A previsão de intervalos entre os trens é de 12 minutos, com redução para 6 minutos ao longo do período de concessão do projeto.

Duas estações terminais serão construídas, uma localizada entre Barra Funda ou Júlio Prestes e outra no próprio aeroporto. Essas estações deverão funcionar como plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas, para a realização dos “check-in” de passageiros com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagem.

Rodovias

A concessão das principais rodovias que dão acesso à capital permitirá maior fluidez no tráfego. Somente com a concessão da Rodovia Ayrton Senna, por exemplo, serão aplicados mais R$ 903 milhões na própria rodovia, nos próximos 30 anos.

Na Marginal Tietê, principal acesso aos futuros centros de treinamentos como Parque São Jorge e o Estádio do Canindé, o Governo do Estado aplicará R$ 1 bilhão com a construção de novas faixas.

Paralelamente a isso, a conclusão das obras do trecho Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas, com investimentos estimados em R$ 9,2 bilhões desafogará o trânsito nos principais corredores viários da capital.

Lazer

Outros R$ 32,5 milhões foram investidos no Museu do Futebol, uma das atrações da capital paulista que mais vai atrair turistas. Instalado no Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, zona oeste da capital, o Museu é a primeira instituição cultural exclusivamente dedicada ao esporte do Brasil.

A partir de três eixos – emoção, história e diversão, o museu conta a história do futebol. Os visitantes têm acesso a uma seqüência de experiências visuais e sonoras que relacionam o esporte ao estilo de vida brasileira no século XX. Ao todo, são seis horas de imagens exibidas em vídeos num dos mais modernos e originais museus do país.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo