Hospital do Servidor inaugura maior centro do país dedicado ao idoso

Centro Integralidade conta com 5,5 mil m² exclusivos para prevenção e promoção da saúde; Alckmin participou da abertura oficial

sex, 09/06/2017 - 12h49 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira (9) o Centro Integralidade do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). O espaço tem 5,5 mil m² exclusivos para prevenção e promoção da saúde do idoso.

“Nós tivemos o investimento de R$ 189 milhões no Hospital do Servidor, que é o hospital amigo do idoso. Inauguramos o Centro Integralidade, voltado à melhor idade”, disse Alckmin.

Para celebrar a atenção ao idoso, o governador lembrou a presença da população em meio aos servidores e aposentados do Estado de São Paulo. “Nós temos 1,2 milhão de funcionários públicos na ativa e aposentados, dos quais 30% acima dos 60 anos de idade. O hospital é uma referência hoje para o atendimento ao idoso”, completou.

A excelência no atendimento à melhor idade, população que representa 60% dos pacientes internados, fez o HSPE conquistar em 2015 o Selo Inicial “Hospital Amigo do Idoso”, do Governo do Estado de São Paulo.

Além do investimento do governo, o espaço possui o que há de mais moderno para reabilitação ortopédica e recebeu investimento de R$ 3 milhões da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) para a compra de mobília e equipamentos.

Estúdio de pilates, piscina para hidroterapia e serviço de reabilitação virtual são destaques na infraestrutura do local. Os equipamentos inaugurados fazem com que o prédio seja um dos maiores centros dedicados ao envelhecimento ativo do Brasil.

O local comporta ainda atividades dedicadas ao idoso em especialidades como Fisioterapia, Terapia Ocupacional Física e Neurológica, Medicina do Esporte e o Programa de Atenção ao Idoso (PAI).

Modernização do HSPE
O Centro Integralidade faz parte do projeto de modernização do Hospital do Servidor. Desde 2013, o Governo do Estado de São Paulo investiu 189 milhões de reais em reformas no hospital, que é mantido pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Em 2014, foram entregues o novo pronto-socorro e o Centro de Quimioterapia. No ano seguinte, foi a vez de colocar em operação o Centro de Diagnóstico por Imagem. Já o Prédio de Utilidades, inaugurado em 2016, abriga a infraestrutura com água, luz, geradores, gases etc.

O Bloco C, com nova torre de elevadores, entrou em operação em maio deste ano. Este prédio possui 15 andares para internação, 318 leitos, sendo 76 de UTI e Semi-intensiva, e um centro cirúrgico com dez salas.

A unidade de Psiquiatria, no 2º andar, também foi inaugurada no último mês de maio, com 22 leitos, além de uma UTI própria, com 20 leitos, no 8º andar.