Maio Amarelo: alunos de SP visitam Rede Lucy Montoro

No mês de alerta aos perigos de acidentes de trânsito, escolas estarão focadas em promover atividades para direção segura

qua, 08/05/2019 - 14h16 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (8) os estudantes das escolas estaduais Miss Browne e Anhanguera visitaram a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, na Lapa, como parte da programação do Maio Amarelo. O objetivo é chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

A Rede Lucy Montoro oferece tratamento de reabilitação para pacientes com deficiência física. Ao levar os estudantes até a clínica, pretende-se fazer com que eles conheçam a realidade de quem têm esse tipo de limitação, ocasionada ou não por acidentes de trânsito.

Durante a programação, os jovens participaram de games interativos, vivências para alertar sobre as consequências dos acidentes de trânsito e os efeitos do consumo de álcool e drogas. Os estudantes também passaram por algumas situações sob a ótica da pessoa com deficiência, como se locomover com uma cadeira de rodas em uma rampa e também praticar esportes adaptados, como vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas e tênis de mesa.

A ação terminou com depoimento de um paciente vítima de acidente de trânsito. Além de contar a sua história, ele abordou como os estudantes devem receber e incluir pessoas com deficiência e esclarecer dúvidas dos participantes. Houve também uma visita às dependências do Centro de Reabilitação.

Visitas de outras escolas da rede estadual ainda estão sendo programadas. Paralelamente às atividades no Lucy Montoro, todas as escolas da rede estadual estarão focadas em promover atividades de educação para o trânsito. A ideia é que os professores promovam a discussão do tema com os alunos e ainda façam a utilização do amarelo em menção à ação em trabalhos e projetos.

DER na Escola

Na terça (7) e quarta-feira (8), os alunos do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Professor Astor Vasques Lopes e Professor Carlos Eduardo Matarazzo Carreira, respectivamente, nas regiões de Itapetininga e Botucatu, receberam as oficinas lúdicas do programa DER na Escola, programa de educação da Secretaria de Logística e Transporte que ocorre por meio do Departamento de Estradas de Rodagem.

Entre as atividades estão previstas palestras, teatro, além de jogos em que os alunos participam ativamente como peões no tabuleiro, finalizando com um desenho sobre a educação no trânsito.