Mães da Sé orientam passageiros para prevenir casos de desaparecimento

Ação comemorativa dos 24 anos da entidade acontece antes do Carnaval, devido aos eventos na cidade com grande concentração de pessoas

dom, 16/02/2020 - 9h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Segurança Pública registrou 24.368 desaparecimentos somente no Estado de São Paulo em 2018. Cerca de 80% das ocorrências foram esclarecidas, mas 4.646 permanecem sem resposta.

Em atenção aos casos ocultos pela dureza dos números, o movimento Mães da Sé vai orientar os passageiros sobre prevenção do desaparecimento na Estação Sé, das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Realizada com o apoio do Metrô de São Paulo, a ação acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro (segunda e terça-feira), das 10h às 16h.

O objetivo é instruir os passageiros sobre situações de vulnerabilidade como o Carnaval, momento em que crianças e adolescentes podem desaparecer devido à grande concentração de pessoas nos eventos realizados na cidade, além de humanizar o atendimento às famílias de pessoas desaparecidas e fornecer informações valiosas sobre como agir legalmente.

Uma das maiores conquistas das Mães da Sé – além da colaboração direta com a resolução de diversos casos – é a redução do tempo exigido para registro de desaparecimento. Hoje, a comunicação à polícia pode ser imediata, não é mais preciso esperar 48 horas.

Atuante desde 1996, o movimento deu origem à Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida (ABCD), referência de desaparecimento de pessoas em todo o país.

Para elucidar os casos e amparar quem vive este drama, a entidade sem fins lucrativos presta serviços como apoio psicológico, divulgação de fotos de desaparecidos, assessoria jurídica e fiscalização da ação dos órgãos públicos diante dos casos encaminhados pela ABCD.