Procon-SP aponta queda nas taxas de juros do cheque especial

Apesar da baixa, especialistas da fundação recomendam cautela na contratação das linhas de crédito após a pesquisa do início deste mês

qua, 10/05/2017 - 20h41 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa sobre taxas de juros realizada pela Fundação Procon-SP indica que quatro bancos reduziram o índice para o cheque especial. Duas instituições financeiras apresentaram baixa para o empréstimo pessoal. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander integram o levantamento, feito em 3 de maio.

Para conferir a pesquisa completa da fundação vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, clique aqui.

No cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 13,48% ao mês, inferior a abril (de 13,53%), o que representa oscilação negativa de 0,05 ponto percentual. O Itaú promoveu a maior queda, com variação de 0,6% na comparação com abril. As demais baixas foram registradas por Bradesco, Santander, e Banco do Brasil.

Para o empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,37% ao mês, 0,03 ponto percentual menor em relação a abril (6,40% a.m). As modificações nas taxas de empréstimo foram promovidas pelo Santander, que alterou de 7,99% para 7,89%, uma variação negativa de 1,25%, além do Bradesco, de 6,54% para 6,46%, diminuição de 1,22%. As demais instituições financeiras mantiveram as taxas.

Cuidados
Especialistas da Fundação Procon-SP alertam que, apesar deste cenário de queda nas taxas de juros, ainda é prudente que consumidor evite essas linhas de crédito. No entanto, se realmente for necessário recorrer a uma das modalidades, é imprescindível que o cliente verifique cuidadosamente, antes de contratar, as taxas, juros, encargos e todas as condições previstas em contrato. Os profissionais também recomendam que haja a comparação com outras opções de crédito que apresentam juros menores, como, por exemplo, o empréstimo consignado.