Aproveite o verão e as férias sem descuidar da saúde

Altas temperaturas exigem cuidado com a hidratação e alimentação saudável

seg, 12/12/2016 - 14h07 | Do Portal do Governo

Devido às altas temperaturas do verão, o corpo humano necessita de alimentação e hidratação adequadas. Isso porque no calor aumenta a transpiração e o corpo elimina com mais facilidade líquido e sais minerais. Para repor as energias, a água de coco é uma ótima opção, pois além de saciar a sede também repõe sódio, potássio e eletrólitos.

A ingestão de líquidos deve ser frequente para evitar a desidratação. O recomendado é beber no mínimo dois litros de água mineral ou filtrada por dia e de preferência entre as refeições, para manter o organismo hidratado e resfriado.  

Outro aspecto típico do verão é que o calor inibe a fome e o organismo pode ficar debilitado. Para garantir as energias e não prejudicar a saúde, a recomendação é adotar uma alimentação mais leve, com muita salada, suco de frutas, carne magra e sanduíches naturais.

O armazenamento dos alimentos também merece atenção. Na hora da refeição, evite alimentos comercializados por ambulantes, pois o tempo quente favorece a proliferação de bactérias em alimentos com refrigeração inadequada, o que pode causar infecção intestinal. 

#OperaçãoVerãoSP

Do Portal do Governo do Estado