Alckmin se reúne com empresários na Argentina

Governador esteve na "Missão Comercial São Paulo – Argentina", promovida pela Investe SP, para fortalecer negócios entre as regiões

qui, 03/11/2016 - 16h01 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (3), o governador Geraldo Alckmin se reuniu com empresários argentinos em Buenos Aires na abertura da “Missão Comercial São Paulo – Argentina”. Organizado pela Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do governo, o evento faz parte de uma série de iniciativas que visa fortalecer a relação comercial entre as regiões.

O encontro teve participação de 115 empresários paulistas, de 90 empresas dos setores automotivo, têxtil, cosmético, alimentício, hoteleiro, da agroindústria, de serviços, informática, calçados, químico, de produção, construção, móveis, tecnologia, entre outros. Essa foi a maior delegação no país nos últimos 20 anos.

Para Alckmin, o encontro é importante para estreitar parcerias. “É uma via de mão dupla, de investimentos recíprocos e complementaridade econômica. Uma possibilidade de conquistarmos terceiros mercados,” disse o governador.

A Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil na América Latina, e São Paulo exerce um importante papel nessa relação. Do total que é exportado ao país, as operações do Estado paulista representam cerca de 44% dos negócios.

“Há um otimismo muito grande, uma confiança dos empresários na retomada do crescimento econômico brasileiro. Brasil e Argentina possuem vocações para liderar. Grande parte das empresas que exportam para o Brasil, exporta para São Paulo, e grande parte das empresas que exportam para a Argentina, também é de São Paulo”, comentou Alckmin.

Missão Comercial
A “Missão Comercial São Paulo – Argentina” é promovida pela Investe SP, entidade presidida por Juan Quirós, em parceria com a APEX Brasil, ABIT e APLA.

A Argentina é o segundo maior parceiro comercial do Estado de São Paulo e o terceiro do Brasil. Cerca de 55% das empresas brasileiras que exportam para a Argentina são paulistas. O Brasil importa US$10,2 bilhões em produtos argentinos e exporta US$12,8 bilhões à nação vizinha.

Esta é a terceira Missão Comercial realizada pela Investe SP este ano. As duas primeiras aconteceram na Colômbia e no Peru, respectivamente.

Do Portal do Governo do Estado