Novembro Azul convoca homens para exame da próstata

Começa neste mês a campanha de conscientização sobre o câncer da próstata, voltada principalmente aos homens com mais de 40 anos de idade

ter, 01/11/2016 - 18h22 | Do Portal do Governo

Assim como o mês de outubro tornou-se símbolo da luta contra o câncer de mama entre as mulheres, com a campanha Outubro Rosa, em novembro o foco passa para os homens.

A campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar os indivíduos com mais de 40 anos de idade sobre importância de fazer exames preventivos regulares.

Essa é a medida mais segura para detectar a existência do câncer de próstata. Embora não seja a principal causa de mortalidade entre essa parcela da população, esse tipo de câncer, que é mais frequente entre os homens acima dos 50 anos, pode ser incurável se for detectado tardiamente, alerta o médico Joaquim Claro, responsável pelo Hospital do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo ele, quanto maior a idade, maior o fator de risco. O câncer da próstata ocorre em 12% dos homens com mais de 40 anos e em até 15% nos acima de 50, conforme apontam estudos mais recentes.

O especialista alerta para o fato de serem altas as chances de cura para o câncer de próstata quando diagnosticado precocemente. No entanto, elas são praticamente nulas nos casos em que o diagnóstico é feito tardiamente. Fatores como frequência, somada a agressividade do tumor, são mais que justificáveis para vencer o preconceito de alguns homens em relação ao exame físico, conhecido como “exame de toque”, o mais eficiente para o diagnóstico.

A seguir, o Dr. Joaquim Claro lista algumas atitudes que devem ser tomadas pelos homens:

– Homens com idade acima de 40 anos devem procurar o médico urologista a cada 12 meses. Ele irá prescrever os procedimentos de diagnóstico necessários, de acordo com o histórico familiar e clínico do paciente;

– Homens acima de 50 anos devem fazer anualmente o exame físico (toque), PSA (exame de sangue) e o ultrassom do aparelho urinário;

– É fundamental informar que o câncer de próstata é uma doença silenciosa, não apresenta sintomas e a ocorrência do tumor só pode ser identificada por meio dos exames citados;

– Nos casos de diagnóstico tardio, o câncer de próstata é incurável, o tratamento é paliativo e os procedimentos adotados são para amenizar as dores e a progressão do tumor.

#NovembroAzul

Do Portal do Governo do Estado