Quem utiliza o Metrô diariamente sabe que pequenas atitudes e gentilezas podem fazer a diferença para uma experiência mais agradável do serviço público. Uma delas é dar preferência aos usuários que estão desembarcando. Uma atitude simples que facilita o acesso e a circulação de todos, proporcionando uma viagem mais rápida e tranquila.
Com o objetivo de estimular a participação da população para aprimorar a qualidade do sistema, o Metrô de São Paulo investe continuamente em ações de conscientização, como a campanha “Metrô e você, juntos vamos mais longe” que, entre outras coisas, destaca a importância de aguardar na plataforma enquanto os usuários descem do vagão.
Com o slogan “Um transporte de qualidade se faz com a colaboração de todos”, a iniciativa valoriza as boas práticas entre os cidadãos e, com isso, busca oferecer mais qualidade em todo o sistema.
A campanha tem duração de um ano e é dirigida aos quatro milhões de usuários diários do transporte metroviário paulista. As peças publicitárias incluem cartazes e painéis nas estações e trens, mídia indoor e redes sociais.
Outros exemplos de cidadania
Ao comprar o bilhete com antecedência para viagens futuras, por exemplo, evita-se o tempo de espera na fila da bilheteria. E chegar à fila da linha de bloqueio com o bilhete ou cartão na mão facilita o fluxo, em vez de deixar para pegá-los (ou até procurá-los) em frente às catracas, o que atrapalha os outros e aumenta o tempo de espera.
Além disso, é importante o usuário ajudar a manter a limpeza nas estações e deixar livres os assentos preferenciais.
Funcionamento
O Metrô inicia as operações diariamente às 4h40. Já o horário de encerramento varia em cada estação, portanto, é bom se informar antes de planejar o deslocamento.
Do Portal do Governo do Estado