“Quando você começa a cantar, os seres humanos se igualam”

Carla Ribeiro, cantora e voluntária no Hospital Pérola Byington “No começo deste ano, senti necessidade de fazer um trabalho com mais frequência no Pérola Byington para as pacientes em estado […]

sex, 14/10/2016 - 13h32 | Do Portal do Governo

Carla Ribeiro, cantora e voluntária no Hospital Pérola Byington

“No começo deste ano, senti necessidade de fazer um trabalho com mais frequência no Pérola Byington para as pacientes em estado terminal, que ganhou o nome Canção de Ninar, para fazer com que aquele momento seja o mais leve possível, com música, com a presença de outras pessoas, com uma boa energia. Não temos religião tradicional, nossa religião é o amor.

Uma vez entramos num quarto que tinha uma senhora, e a filha disse que se eu quisesse podia entrar, mas que a mãe não conseguia ouvir. Disse que não tinha problema, iríamos cantar para o coração. Estávamos na beira da cama, a paciente estava bem mal, coloquei os filhos e o irmão perto dela e começamos a cantar a música de Nossa Senhora. A paciente, que até então estava parada, começou a reagir, mas logo depois faleceu. Do lado de fora do quarto, a filha contou que a mãe era devota de Nossa Senhora e sempre fazia muitas ações pelas pessoas, e que parecia que a nossa presença e aquela música foram uma forma que a vida encontrou de retribuir tudo que ela fez. Ela pôde ir embora ao som de uma canção que era muito significativa.

A riqueza desse trabalho é levar a vida mais leve, ter mais alegria e trocas de afeto. A pessoa no leito de morte poder ver que tem uma mão do lado dela, mesmo sendo de alguém que ela nunca viu na vida, mas que tem a capacidade de amar, até quem nem conhece. Esse é o presente que a gente traz pra nossa vida.”

——————————————————————————————

Carla Ribeiro é atriz e cantora e desenvolve dois projetos musicais para mulheres com câncer em tratamento no Hospital Pérola Byington. O “Amor na Prática” leva, semanalmente, canções para pacientes que estão em tratamento. Já o projeto “Canção de Ninar” consiste em levar música aos quartos das pacientes terminais em tratamento paliativo.

#OutubroRosa

Veja mais histórias no especial Outubro Rosa.

Do Portal do Governo do Estado