“É uma satisfação poder fazer a diferença. Sinto que me torno uma pessoa melhor”

Carmelina Amadei, voluntária no Hospital Pérola Byington “A partir do momento que a gente se envolve com o voluntariado, somos picadas pelo bichinho da humanização e queremos cada vez mais […]

qui, 13/10/2016 - 17h04 | Do Portal do Governo

Carmelina Amadei, voluntária no Hospital Pérola Byington

“A partir do momento que a gente se envolve com o voluntariado, somos picadas pelo bichinho da humanização e queremos cada vez mais proporcionar momentos bons. A paciente perde o cabelo, sobrancelha, cílios e fica sem cor. Ela deixou de ser mulher só por que perdeu a mama? Não, ela ainda é mulher. Mostramos que é possível superar essa fase da doença, que é transitória, enquanto está fazendo o tratamento. Que é importante ela fazer o tratamento e se cuidar para ficar bem e transmitir isso para os outros, para a doença ir embora rapidamente.

A gente se envolve com as histórias das pacientes, vai tentando com que elas subam um degrau de cada vez, proporcionando momentos de felicidade. O que elas falam pra gente é: vocês nos proporcionam coisas que nem imaginam e eu falo o contrário: são elas que nos fazem crescer cada dia e isso não tem preço. É uma satisfação muito grande poder fazer a diferença, porque não são só elas que estão ganhando, eu estou ganhando muito mais e estou me tornando uma pessoa muito melhor.”

——————————————————————————————

Carmelina Amadei é diretora de Saúde do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Pérola Byington (Centro de Referência da Saúde da Mulher). A unidade estadual é referência em assistência médico-hospitalar nas áreas da ginecologia, reprodução humana e oncologia genital e mamária para a região metropolitana de São Paulo. Formada em Nutrição, Carmelina trabalha há 26 anos no hospital e há 12 é voluntária de ações voltadas a mulheres em tratamento contra o câncer.

#OutubroRosa

Veja mais histórias no especial Outubro Rosa.

Do Portal do Governo do Estado