No Dia Mundial sem Carro, Linha 7- Rubi da CPTM ganha dois novos trens

Governador Geraldo Alckmin fez a entrega e participou de uma simulação com equipamento para treinamento de maquinistas

qui, 22/09/2016 - 12h59 | Do Portal do Governo

No Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quinta-feira (22), o transporte sobre trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ganhou o reforço de dois novos trens, para aumentar o conforto dos passageiros de São Paulo e da região metropolitana.

Os trens serão utilizados para o trajeto da Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin, que também participou de um exercício de simulação em equipamento utilizado para treinamento de maquinistas, na estação Luz da CPTM. “Mais dois trens novinhos, zero km. Eles têm capacidade para dois mil passageiros”, afirmou Alckmin.

Com oito carros cada, os trens entregues possuem ar-condicionado, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes.

A renovação na CPTM substitui um grupo remanescente de trens de 1958. Do lote de 65 trens encomendados, dois já fazem parte da frota do serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral, e um na Linha 7-Rubi. As demais unidades serão entregues nos próximos meses e entrarão em operação após a realização de testes.  

Simuladores
A CPTM conta com quatro simuladores de trens, instalados nas unidades de treinamento da Lapa, Brás, Presidente Altino e Luz. O equipamento é similar aos utilizados na indústria da aviação e automobilística. Os simuladores possuem duas cabines com aparelhos idênticos aos de um trem real e uma tela que projeta a imagem da linha. 

O governador participou de uma simulação e falou sobre a experiência e a importância dos equipamentos. “Até 2011 não tínhamos nenhum (simulador) e o treinamento do maquinista era só no trem. Agora, quando ele vai para o trem, já tem uma experiência boa. Você simula todas as séries. Eu simulei um da série 7000. Com o simulador você ganha muitas horas de prática”, detalhou.

Alckmin foi orientado no simulador pela maquinista Celina Alcade Correia da Ressureição, supervisora de tração. Ela conduz os trens e também orienta a formação profissional de seus colegas da CPTM nos simuladores. Ingressou na Companhia em 1998 e dois anos depois já estava trabalhando como maquinista, aprovada em concurso interno.

Linha 7-Rubi
Maior linha da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão, a Linha 7-Rubi transporta no trecho principal, entre Luz e Francisco Morato, 400 mil usuários em média por dia útil. Somada à extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, o trecho alcança a marca de 430 mil passageiros transportados diariamente.

Do Portal do Governo do Estado