Dica de passeio: Expresso Turístico leva você de volta ao passado

CPTM oferece três opções de passeios

sex, 16/09/2016 - 10h03 | Do Portal do Governo

Embarcar no Expresso Turístico, inaugurado pela Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos e CPTM em 18 de abril de 2009, é como entrar em uma locomotiva do tempo com destino ao passado, na época em que os trens cruzavam os municípios do Estado em longos trajetos de transporte de passageiros.

O percurso passa por ferrovias construídas no Século 19 pela empresa inglesa São Paulo Raiway Co (SPR), que explorava os destinos de algumas das principais ferrovias paulistas, e pela companhia Central do Brasil. O primeiro impacto se dá na Estação da Luz, base para o início dos passeios, construída em 1838 no estilo tradicional inglês, herdado pela SPR.

A impressão de regresso ao passado continua quando se adentra nos vagões fabricados na década de 1960, recuperados pela CPTM, e puxados por uma locomotiva a diesel, de 1952. Prossegue durante o trajeto que passa por estações que preservam a arquitetura de estilo inglês, tombadas pelo patrimônio histórico do Estado.

Ao chegar nos destinos finais, aproveite para conhecer as atrações turísticas. Nesse caso, é possível contratar os serviços das agências turísticas locais.

Conheça a seguir os percursos oferecidos, dias e horários disponíveis:

Trem Expresso Jundiaí
Sai aos sábados, às 8h30 da Estação da Luz, com retorno às 16h30, da Estação Jundiaí. Circula pela estrada de ferro implantada em 1867 pela SPR, que era utilizada para o transporte de café produzido na região de Jundiaí ao Porto de Santos. O trajeto de 1h30 passa por trechos da atual Linha 7- Rubi e pela Estações Perus, Caieiras e Jaraguá, de estilo inglês. Durante a viagem, monitores do Expresso Turístico prestam informações sobre detalhes históricos envolvendo o percurso. (Saiba mais)

Trem Expresso Mogi das Cruzes
O trajeto dura 1h30 e parte da Estação da Luz, no segundo sábado de cada mês, às 8h30, com retorno às 16h30, da Estação Mogi. Percorre o caminho da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, construída durante o Brasil Império, em 1877, para ligar São Paulo à cidade do Rio de Janeiro. O trecho integra a atual Linha 12-Safira da CPTM, entre o Bairro do Brás e a Estação Calmon Viana, onde é possível verificar duas  estações cujos prédios são de 1920. Por essa linha passaram, no Século 20, os mais importantes trens passageiros de longo percurso que fizeram o trajeto Rio-São Paulo, entre eles, o Cruzeiro do Sul, o Santa Cruz e o Trem de Prata, que operou até 1998. (Saiba mais)

Trem Expresso Paranapiacaba
Trajeto realizado aos domingos, com embarque na Estação da Luz, às 8h30, ou na Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André, às 9h. Os trens retornam de Paranapiacaba às 16h30, com destino às mesmas estações de onde partiram. A opção pela estação de embarque e destino é feita no momento da compra das passagens.

O percurso é de 48 km e a viagem tem duração de 1h30, ao longo da atual Linha 10-Turquesa da CPTM, com passagens pelsas estações Riberião Pires e Rio Grande da Serra, tombadas pelo patrimônio histórico do Estado. (Saiba mais)

Vagões e locomotivas
Os vagões e locomotivas utilizados pelo Expresso Turístico são peças históricas que agradariam ao mais exigente aficcionado por transporte ferroviário. As composições são formadas por dois vagões de aço inoxidável, fabricados no Brasil na década de 1960, tracionados por locomotiva a diesel, de 1952.

Os vagões foram restaurados pela CPTM e cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Eles pertenceram à Estrada de Ferro Araraquara (EFA) e operavam a linha de longo percurso entre São Paulo (Estação da Luz), Campinas, Araraquara, São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul, conhecida como Araquarense.

Inaugurada em 1898, a ferrovia ligava Araraquara a Itaquerê (atual Bruno de Andrade). Até 1955, só circulavam pela ferrovia trens a vapor, com carros de madeira. A partir de 1960, passaram a ser utilizados nas viagens carros-dormitórios e carros-restaurantes. Os vagões circularam pela Fepasa (Ferrovia Paulista SA) até 1998, sendo os últimos trens de longo percurso no Estado.

Aqui você pode saber mais detalhes sobre a compra de passagens e horários para o Expresso Turístico.

SERVIÇO
Expresso Turístico

Trem Expresso Jundiaí
Sábados, saídas às 8h30 (Estação da Luz), regresso às 16h30 (Jundiaí)

Trem Expresso Mogi das Cruzes
Segundo sábado de cada mês, saídas às 8h30 (Estação da Luz), regresso: 16h30 (Mogi das Cruzes)

Trem Expresso Paranapiacaba
Domingos, saídas às 8h30 (Estação da Luz) ou às 9h (Estação Prefeito Celso Daniel, Santo André), regresso às 16h30 (Paranapiacaba)

Do Portal do Governo do Estado