Programa Nascentes impacta na qualidade da água no Estado; entenda

Presença de cobertura vegetal em bacias hidrográficas traz a regularização dos rios; objetivo do Governo do Estado é restaurar 20 mil hectares de matas ciliares

qua, 31/08/2016 - 16h34 | Do Portal do Governo

A presença de cobertura vegetal em bacias hidrográficas traz a regularização dos rios e a melhora na qualidade da água. Dessa preocupação surgiu o Programa Nascentes, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem por objetivo restaurar 20 mil hectares de matas ciliares.

Em abril de 2016 foi alcançada a marca de um milhão de mudas plantadas e a área em processo de restauração atingiu, nesse período, mais de 630 hectares, o que equivale a 255 campos de futebol de 90 m x 120 m.

“Nosso primeiro milhão de mudas reflete o esforço não apenas do Sistema Ambiental Paulista, mas de todo o Estado, e nos inspira a seguir em frente, rumo a números tão superlativos quanto o Programa Nascentes”, disse a coordenadora do projeto, Caroline Jorge Santos.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o principal foco do Nascentes é reunir e otimizar a interação entre empresas, restauradores e proprietários. O programa oferece, além de uma série de ferramentas para restauração, um cenário que apresenta diversas vantagens, ou seja, as empresas encontram facilidades para cumprir seus TCRAs, os restauradores têm a oportunidade de concretizarem e divulgarem seus projetos e os proprietários, ao se inscreverem no CAR (Cadastro Ambiental Rural), podem demonstrar o interesse em ter suas áreas recuperadas por terceiros, integrando assim um Banco de Áreas disponíveis para restauração.

Para mais informações sobre o Programa Nascentes, clique aqui.

Do Portal do Governo do Estado