Como sair bem na foto do RG?

Sorrir, se preocupar com a postura e optar por roupas escuras fazem a diferença

ter, 30/08/2016 - 10h01 | Do Portal do Governo

É raro encontrar quem gosta das fotos da Carteira de Identidade (RG) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pensando nisso, o Poupatempo fez uma lista de recomendações sobre o que fazer para ficar bem na hora no clique.

Desde a implantação do sistema digital, o cidadão vê a foto que será impressa no RG ou na CNH antes da confecção do documento. E não é mais necessário levar a 3X4, pois ela é tirada no local.

Portanto, prestar atenção nas dicas do programa pode ser fundamental para você sair em grande estilo. Uma delas é se preocupar com a postura. A outra é optar por roupas escuras.

O que pode?
Em São Paulo, o Instituto de Identificação autoriza fotos com piercing, mas acessórios como brincos muito grandes não podem ser usados, pois podem esconder detalhes importantes para a identificação do cidadão, como tatuagens. Muçulmanos podem tirar foto com lenço; e freiras, com o tradicional hábito, mas bonés e chapéus não são autorizados.

E os bebês?
Eles requerem atenção especial dos funcionários. Muitos pais exigem que o recém-nascido saia com os olhos abertos, mas isso não é necessário. Para atrair a atenção dos bebês na hora da foto, os atendentes não poupam esforços – um funcionário balança um brinquedo, enquanto o colega dispara o flash.

Fique atento:

– Não é permitida a utilização de qualquer adereço que impossibilite a identificação do rosto do cidadão (óculos de sol, chapéus, máscaras, etc);

– Sorria, isso faz diferença;

– Esqueça que há pessoas ao seu redor. Isso ajuda nos casos de timidez;

– Homens devem evitar ir de boné ou chapéu, pois terão de tirar na hora da foto e o cabelo pode ficar ‘amassado’;

– Mulheres devem usar o cabelo solto. Disfarça mais o rosto, pois a foto é muito próxima e deixa o rosto mais largo;

 – Maquiagem ajuda, sem excesso. Dá um ar de leveza e tranquilidade e transmite uma imagem de que a pessoa está bem;

– Não utilizar enfeites, brincos, laços muito grandes nos cabelos ou faixas que escondam parte do rosto ou pescoço;

– Óculos sem lentes antirreflexo podem atrapalhar a foto.

Mais informações no site do Poupatempo.

Portal do Governo do Estado