Parque Estadual Serra do Mar completa 39 anos com atividades gratuitas

Seis de seus dez núcleos têm programação para público de todas as idades

seg, 29/08/2016 - 11h36 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (30) o Parque Estadual Serra do Mar, que é a maior unidade de conservação da Mata Atlântica irá completar 39 anos. Conectando florestas desde o Rio de Janeiro até o Vale do Ribeira (abrangendo 25 cidades paulistas), ele é dividido em dez núcleos.

Para comemorar, várias atividades gratuitas estarão à disposição do público, todas visando a preservação e conscientização da população. Confira a programação:

Núcleo Caraguatatuba
No dia 30 de agosto, monitores ambientais estarão nas ruas de Caraguatatuba, conversando com moradores e turistas, divulgando a UC e a necessidade da preservação ambiental.

Já no dia 4 de setembro, o núcleo oferece as trilhas monitoradas do Jequitibá e Poção. Para a realização dessas trilhas, o uso de calçado fechado e roupas adequadas são obrigatórios.

Núcleo Cunha
Em 30 de agosto, das 8 às 16h, a equipe do Núcleo Cunha recebe alunos de escolas da região, para uma programação divertida e educativa que inclui gincanas ecológicas e plantio de mudas da palmeira jussara em suas trilhas.

Núcleo Itariru – PESM
No dia 30 de agosto, a partir das 8h, serão oferecidas diversas atividades abertas ao público em geral, como palestras, trilha sensorial, caminhada, plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.

Núcleo Padre Dória – PESM
No dia 30 de agosto, a partir das 8h, o núcleo oferece a Trilha Sensorial Pegadas na Mata. Nesta atividade, o visitante tentará descobrir o que há de elementos da natureza durante o percurso, utilizando sentidos como olfato, tato e audição. O objetivo da ação é desenvolver nos participantes a consciência ecológica, com atividades divertidas que estimulam a curiosidade sobre a biodiversidade contida na Unidade de Conservação.

Núcleo Santa Virgínia – PESM
Entre 29 de agosto e 2 de setembro, a partir das 8h, será realizada no município de Natividade da Serra, uma exposição sobre o Parque Estadual Serra do Mar, na Secretaria de Cultura do município, oferecendo informação e despertando a curiosidade dos visitantes para que se sintam convidados a conhecer a Unidade de Conservação.

Já na cidade de São Luiz do Paraitinga, entre 29 de agosto e 1° de setembro, serão realizadas palestras em diferentes escolas da região. Os alunos da Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia farão uma experiência científica com a confecção de um simulador de chuva, seguida de uma visita ao núcleo.

Núcleo Picinguaba
No dia 30, às 14h, o núcleo promoverá uma palestra com o tema “O outro lado do ecoturismo – A mão de obra antes da prática”. O evento, que acontecerá no auditório do Centro de Visitantes da Unidade de Conservação. A palestra será ministrada por Vânia Carrozzo, da ONG Bandeira Verde e Sala Verde de Ubatuba, e tem como objetivo envolver a comunidade do entorno com os programas de uso público e educação ambiental do parque, além de informar sobre a importância dos aspectos históricos, sociais e ambientais do Núcleo Picinguaba.    

SERVIÇO
Programação de aniversário do Parque Estadual Serra do Mar

Núcleo Caraguatatuba
Rua do Horto Florestal, 1200 – Rio do Ouro – Caraguatatuba – SP.
Para mais informações e agendamento ligue para (12) 3882-5999 ou email: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br.
Para saber mais sobre este núcleo clique aqui.

Núcleo Cunha
Rodovia Paulo Virgínio Km 56,2, estrada do Paraibuna (20 Km de estrada não pavimentada) Cunha – SP.
Para mais informações e agendamento ligue (12) 3111-2353, ou envie email para pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br.
Para saber mais sobre este núcleo clique aqui.

Núcleo Itariru
Estrada do Caracol, nº410 – bairro Caracol – Pedro de Toledo – SP.
Para mais informações e agendamento ligue para ( 13) 3419.2792 ou email: pesm.itariru@fflorestal.sp.gov.br.
Para saber mais sobre este núcleo, clique aqui.

Núcleo Padre Dória
Estrada Rodrigues de Campos, km 04 – Bairro dos Pintos – Salesópolis/SP
Para mais informações ligue (11) 4696 0981 ou email: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br.
Saiba mais sobre este núcleo clicando aqui.

Núcleo Picinguaba
Rodovia Rio Santos Br 101 Km 11 – Ubatuba – SP.
Para mais informações, ligue para (12) 997072426 ou envie email para pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br.
Para saber mais sobre este núcleo clicando aqui.

Núcleo Santa Virgínia
Rodovia Dr. Oswaldo cruz, km 78 – Alto da Serra – São Luis do Paraitinga – SP.
Para mais informações ligue para (12) 3671-9159 ou (12) 3671-9266 ou envie email para pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br.
Para saber mais sobre este núcleo, clique aqui.

Do Portal do Governo do Estado