Governo do Estado tem programa para atender vítimas de crimes violentos

O Cravi, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, ajuda as pessoas e familiares a superarem traumas decorrentes da violência

seg, 29/08/2016 - 10h05 | Do Portal do Governo

Criado em julho de 1998, o Cravi (Centro de Referência  de Apoio à Vítima) é um serviço do Governo do Estado, prestado pela  Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, para ajudar as pessoas a se recuperarem de situações traumáticas de violência.

CICs levam serviços públicos à população das regiões de maior grau de vulnerabilidade social

São atendidas vítimas de crimes violentos que sofreram ou perderam entes queridos em decorrência de  homicídio, latrocínio, estupro,  roubo ou abuso de poder. Funciona assim: a pessoa procura o Cravi e é recebida por uma equipe especializada de triagem, que, atende, aconselha, informa e orienta as vítimas e familiares de vítimas.

As pessoas recebem apoio e suporte psicológico para que reajam positivamente às consequência da violência, reconstruam os seus laços com a sociedade e recuperem a confiança na justiça. O programa busca ainda facilitar o acesso à informações e presta orientação jurídica e serviços públicos. A vítima é atendida durante todo o tempo necessário para a sua recuperação pelo próprio Cravi ou por instituições parceiras.

A ideia de criar um certo de referência de apoio à vitimas de crimes violentos parte das diretrizes da Constituição Federal, contidas no seu artigo 245, e na construção em, 1997, do PEDH (Programa Estadual de Dirfeitos Humanos). Em julho do ano seguinte, é constituído o Cravi.

O Cravi promove reuniões mensais com a equipe e instituições parceiras para aperfeiçoar suas ações, trocar opiniões e reflexões. Entre os seus parceiros, estão o Tribunal de Justiça do Estado, a Defensoria Pública e o Ministério Público.

Para utilizar os serviços do Cravi, as pessoas devem se dirigir ao Fórum Criminal da Barra Funda e a outras unidades localizadas na capital, Baixada Santista, Guarulhos e Região do ABCD (Confira a relação das unidades e endereços  do CIC).  

SERVIÇO
Cravi (Centro de Referência de Apoio à Vítima)
Serviço prestado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Contatos

Do Portal do Governo do Estado