Sabesp retira mil toneladas de lixo do sistema de esgoto da Baixada

População deve se atentar ao descarte correto das fezes de animais

qui, 25/08/2016 - 19h26 | Do Portal do Governo

Em um semestre, a Sabesp retirou pouco mais de mil toneladas de lixo descartado irregularmente em 18 estações de tratamento e 285 unidades de bombeamento na Baixada Santista. Esse descarte de materiais indevidamente é comum nas redes de esgoto e compromete, e muito, a eficiência do sistema.

Em média, foram quase 200 toneladas por mês na rede pública da região. O que representa 6,5 toneladas de materiais que deveriam ter o lixo como destino, e não os vasos sanitários, ralos e pias. A obstrução das tubulações prejudica o fluxo normal dos esgotos, que podem retornar ao interior das residências (refluxo) ou extravasar nas vias públicas.

“Esses resíduos [se não fossem retirados] impediriam o pleno funcionamento do esgotamento sanitário da região”, afirma Renato da Cruz Silva, gerente da Divisão de Tratamento e Disposição Final de Esgotos da Baixada Santista. Esse total de material foi retirado entre os meses de janeiro e junho deste ano.

Descarte correto
As fezes de animais, como cães e gatos, possuem uma carga poluidora de coliformes três vezes maior do que as fezes humanas. Análises feitas em laboratório com amostras coletadas nos canais santistas de drenagem das águas pluviais apontam que em dias de chuva acontece uma verdadeira lavagem da cidade, o que deixa a água dos canais com índices de coliformes maiores que o próprio esgoto domiciliar. Toda essa contaminação segue em direção ao mar.

Por isso é igualmente essencial o recolhimento das fezes dos animais das ruas e o descarte no vaso sanitário (sem saco plástico ou jornal) para que sejam encaminhadas às estações de tratamento. 

A ação
Equipes operacionais realizam constantemente limpeza de tubulações que deveriam receber apenas os esgotos dos imóveis. É comum os funcionários encontrarem preservativos, papéis, absorventes, tecidos, embalagens plásticas, cabelo e fio dental. Neste primeiro semestre de 2016, foram 9.552 desobstruções de ramais e redes coletoras. Foram executados por dia, em média, 53 deste serviço nas nove cidades da região. Uma média de 5,8 desobstruções por município.

Do Portal do Governo do Estado