Conheça a atuação do Ipem-SP na defesa dos direitos do consumidor

Autarquia do Governo de SP fiscaliza para você levar para casa a quantidade exata do produto pelo qual pagou

seg, 22/08/2016 - 11h37 | Do Portal do Governo

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo e órgão delegado ao Inmetro, bateu em julho a marca de 160 mil ações em defesa do consumidor. Na maioria das vezes a atuação do órgão pode passar desapercebida, mas ele está por trás de operações como a fiscalização dos pesos das mercadorias para o que o consumidor não seja lesado, está nos postos de combustíveis para aferir se as bombas de abastecimento não foram adulteradas ou verificando os taxímetros para certificar a cobrança correta das tarifas.

São serviços essenciais prestados à população em todo o Estado de São Paulo. Com uma equipe de especialistas e profissionais, o Ipem-SP atua em supermercados, empresas de distribuição de alimentos, gás e até nos aeroportos, como aconteceu nos últimos dias, por ocasião dos jogos olímpicos, modalidade futebol, que foram realizados em São Paulo. Em operação que teve bastante repercussão na imprensa, o Ipem-SP fiscalizou as balanças instaladas nos guichês das companhias de aviação para conferir a medição e evitar que os passageiros pagassem a mais pelo peso limite das bagagens.

São operações rotineiras do Ipem-SP verificar as relações de consumo, entre elas, na fiscalização rotineira de balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, hidrômetros, cronotacógrafos, radares, medidores de pressão arterial, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, brinquedos, cadeiras e carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais e produtos.

Saiba mais sobre o Ipem-SP

O Ipem-SP tem o papel de garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pelo qual pagou, caso dos produtos alimentícios que encontra nos supermercados, como o arroz, o feijão e qualquer outro do gênero, os materiais escolares, papel higiênico, produtos sazonais, como ovos de Páscoa, panetones, entre outras centenas de produtos, pois é praticamente impossível para o consumidor conferir durante as compras se um rolo de papel higiênico tem de fato os 30 metros prometidos na embalagem.

O consumidor pode e deve recorrer ao Ipem-SP se sentir que está sendo lesado e recorrer à Ouvidoria do órgão pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda  a sexta, das 9h às 17h, ou enviar email para ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Do Portal do Governo do Estado