Pró-Sangue realiza campanha por doações em parceria com Comitê Paulista das Olimpíadas 2016

Ação faz parte do Plano Operativo da Secretaria da Saúde para suporte aos Jogos Olímpicos Rio 2016 de futebol que acontecem na cidade de São Paulo

qua, 03/08/2016 - 13h11 | Do Portal do Governo

Para incentivar a doação de sangue durante os Jogos Olímpicos, o Governo do Estado de São Paulo lançou na última segunda-feira (1) a campanha de doação de sangue #MinhaDoaçãoValeOuro. A ação faz parte do Plano Operativo da Secretaria da Saúde para suporte aos Jogos Olímpicos Rio 2016 de futebol que acontecem na cidade de São Paulo.

“Boa campanha unindo o esporte com este sentimento de solidariedade, que é a doação de sangue”, disse o governador Geraldo Alckmin na manhã desta quarta-feira (3) durante a viagem inaugural do Via Expresso, trem da linha 11-Coral que seguirá, em dias de jogos olímpicos de futebol na capital, da Estação da Luz até a Estação Corinthians-Itaquera sem paradas intermediárias. O percurso será feito em cerca de 19 minutos e o serviço terá início três horas antes dos jogos de futebol que acontecerão na capital paulista. Apenas nos dias 10 e 12 de agosto, em que os jogos começarão às 19h, o Via Expresso funcionará das 14h às 17h.

A iniciativa da campanha é do Comitê Paulista das Olimpíadas 2016 e foi idealizada pela agência Publicis para a Fundação Pró-Sangue, de forma voluntária. O jogador de futebol Gabriel Barbosa, o Gabigol do Santos, é o protagonista da campanha e cedeu seu cachê para participar. A ação será veiculada durante todo o mês de agosto, quando acontece a jornada olímpica no país. Todo material foi aprovado pela Rio 2016 e pelo Comitê Olímpico Brasileiro, tendo recebido o selo de parceiro governamental.

“Todo esse suporte faz parte de um plano de contingência do Governo do Estado de São Paulo para a realização de grandes eventos. A estratégia já foi colocada em ação por ocasião do evento mundial de futebol realizado no Brasil em 2014. Com essa campanha, que recorre a grandes ídolos e se une ao principal evento esportivo do planeta, temos a expectativa de reforçar o suporte transfusional”, afirma o prof. Dr. Vanderson Rocha, presidente da Pró-Sangue.

Nas peças veiculadas em mídia out of home e impressa, produzidas voluntariamente pela Publicis, os atletas aparecem na posição de quem canta o hino nacional, com a mão no peito. O texto diz “Nestes Jogos Olímpicos, todo mundo vai ter orgulho desta modalidade: salvar vidas”. A criação da campanha é de Jean Guelre, Diogo Dutra e Fred Gerodetti sob direção de criação de Hugo Rodrigues, Kevin Zung e Henrique Mattos.

Os espaços para veiculação foram cedidos gratuitamente pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. As peças serão divulgadas nas estações do Metrô e nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. No total foram produzidos 236 painéis. Além dos anúncios impressos, a campanha será veiculada na TV Minuto do Metrô, em pontos de ônibus, relógios de rua, além de banneres instalados em todos os postos da Pró-Sangue.

Atualmente são coletadas no Brasil cerca de 3,7 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,9% de doadores de sangue no país. O número ainda é pequeno, quando comparado aos padrões dos Estados Unidos e da Europa, que se encontram entre os 5% e os 7%.

“A Fundação Pró-Sangue está plenamente capacitada para dar cobertura transfusional no Estado de São Paulo durante o evento olímpico. Além de dispormos de uma reserva segura de hemocomponentes para a temporada esportiva, contamos com uma rede de doadores de sangue de fenótipo raro, denominada redofera”, explica o prof. Dr. Vanderson Rocha, presidente da Pró-Sangue.

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, sendo responsável pela coleta de sangue, processamento e distribuição a mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo, abastecendo inclusive o Hospital das Clínicas, InCor e Icesp.

Serviço
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente (que permita a identificação da pessoa).

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista na triagem, no dia da doação. Só lembrando que de segunda à sexta-feira, o tempo de espera no atendimento é menor.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; das 8 às 17 nos sábados, feriados e emendas; e nos 1º e 3º domingos, das 8 às 13 horas. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300, no site www.prosangue.sp.gov.br, no twitter @pro_sangue ou no facebook /prosangue.

Funcionamento dos postos

Posto Clínicas

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 1º andar

De segunda a sexta-feira, das 8 às 18h

Sábados*, feriados e emendas, das 8 às 17h

1º e 3º domingos, das 8 às 13h

Fechado nos demais domingos
(*) Aos sábados, o atendimento no Posto Clínicas limita-se a 380 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha. Mas o doador pode agendar a sua doação pelo serviço 0800 55 0300.

Posto Dante Pazzanese

Av. Dr. Dante Pazzanese, 500

De segunda a sexta, das 8 às 17h

2º e 4 º sábados, das 8 às 16h

Fechado nos demais sábados, domingos e feriados

Posto Regional de Osasco

Rua Ari Barroso, 355 – Presidente Altino

De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30

Sábado, das 8 às 16h

Fechado nos domingos e feriados

Posto Barueri

Rua Ângela Mirella, 354 Térreo – Jd. Barueri – Barueri

De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

Fechado aos sábados, domingos e feriados

Posto Mandaqui

Rua Voluntários da Pátria, 4227 – Mandaqui – São Paulo

De segunda a sexta-feira, das 12h45 às 18h  

Fechado aos sábados, domingos e feriados

Posto Pedreira

Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande – São Paulo

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30

Fechado nos sábados, domingos e feriados

Do Portal do Governo do Estado