USP e Unicamp lideram ranking latino-americano de universidades

Das dez primeiras instituições classificadas pela britânica Times Higher Education (THE), cinco são brasileiras

qui, 07/07/2016 - 19h11 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lideram a lista das 50 melhores universidades da América Latina. De acordo com o ranking inédito divulgado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE), a USP ocupa o primeiro lugar, seguida pela Unicamp, na segunda posição.

Essa é a primeira vez que a consultoria britânica elabora um ranking apenas com universidades da região. Das dez primeiras instituições classificadas, cinco são brasileiras. Na classificação geral, 23 das 50 universidades melhor avaliadas também são brasileiras.

A classificação utilizou os mesmos indicadores de desempenho do ranking mundial do THE, porém, os dados foram adaptados para refletir as características e as prioridades de desenvolvimento das instituições latinoamericanas. Os 13 indicadores considerados são agrupados em cinco categorias: ensino (ambiente de ensino), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência da pesquisa), internacionalização e inovação (transferência de tecnologia).

O ranking das 50 melhores universidades da América Latina foi divulgado durante o primeiro THE Latin America Universities Summit, em Bogotá, na Colômbia, que reúne líderes regionais, representantes das universidades, do governos e da indústria latinoamericana para discutir os desafios que as instituições da região devem enfrentar para alcançar o padrão de universidades consideradas de classe mundial.

THE World Reputation Ranking 2016
No THE World Reputation Ranking 2016, divulgado pela consultoria no dia 4 de maio, a USP foi a única instituição latinoamericana classificada entre as 100 universidades com melhor reputação acadêmica do mundo.

Do Portal do Governo do Estado