Instituto Biológico inaugura laboratório com nível máximo de segurança no estado

O NB3 será capaz de estabelecer diagnósticos e produzir antígenos para doenças que oferecem risco à saúde humana e animal

qua, 01/06/2016 - 20h13 | Do Portal do Governo

São Paulo agora conta com o Laboratório de Biossegurança NB3, com nível de segurança único no estado, que atende os requisitos de Segurança Biológica estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal, para manipulação de substâncias e micro-organismos que ofereçam risco à saúde humana e animal.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, a inauguração desse laboratório representa um marco de referência importante do ponto de vista internacional. “O IB terá capacidade para estabelecer diagnósticos e produzir antígenos para doenças como tuberculose, mormo, língua azul e outras que precisam de um laboratório com esse nível de segurança”, destacou.

O laboratório do Instituto Biológico (IB) será usado para o diagnóstico de quase todas as doenças de interesse pecuário, inclusive para atender emergências sanitárias que, eventualmente, venham a ocorrer. Será fundamental, ainda, para o apoio e a execução dos programas sanitários brasileiro, contribuindo para as operações de comércio nacional e internacional.

O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Orlando Melo de Castro, lembrou que o Laboratório de Sanidade Animal, que abriga o setor de Biossegurança, recebeu investimentos de aproximadamente R$ 2,3 milhões para reforma e adequação, sendo que o módulo NB3 precisou de quase o mesmo montante (R$ 2 milhões) para sua construção. “Ele tem mecanismos fantásticos de segurança, existem mais dois ou três no Brasil no mesmo nível. É uma grande conquista para a Secretaria de Agricultura e para o Instituto Biológico, não somente destinado à pesquisa, mas à prestação de serviço a todo o segmento”, afirmou.

Do Portal do Governo do Estado