Combate ao Aedes aegypti: 17,9 milhões de imóveis foram vistoriados

Foram feitos mutirões de vistoria e enfrentamento ao mosquito conjuntamente por agentes estaduais, municipais, das Forças Armadas e cidadãos

sex, 20/05/2016 - 11h31 | Do Portal do Governo

Desde janeiro de 2016, 17,9 milhões de imóveis passaram por varreduras completas, com a eliminação de criadouros do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, como parte da campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, do Governo do Estado de São Paulo. No total, foram feitas 24,5 milhões de visitas, incluindo o deslocamento de agentes a locais onde a entrada não foi possível – imóveis fechados ou onde não houve autorização para entrada.

Casos de dengue caem 81% no estado de São Paulo

Semanalmente, mutirões de vistoria e enfrentamento ao Aedes foram feitos conjuntamente por agentes estaduais, municipais, das Forças Armadas e cidadãos. O contingente foi reforçado pela Defesa Civil do Estado que realizou a mobilização de voluntários em todo o Estado, além de profissionais das defesas civis municipais.

SP terá ‘operação de inverno’ para combater e prevenir arboviroses

Agentes municipais receberam diárias extras de R$ 120,00, por sábado trabalhado, por meio do Programa de Incentivo criado pela Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, a pasta dobrou o efetivo da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), que passou a contar com mil agentes disponíveis para auxiliar as prefeituras nas ações de campo.

O resultado dessas atividades nas residências foi a queda expressiva verificada na avaliação de densidade larvária, que indica o número de criadouros dos mosquitos nas residências. O índice norteia as ações de prevenção e controle da doença. O índice de infestação médio no estado caiu logo em fevereiro e, em abril chegou à proporção de, no máximo, 1 recipiente a cada 100 imóveis, o que representa um cenário considerado satisfatório.

Em dezembro de 2015, o índice era de 3,5 recipientes com presença de larvas do Aedes aegypti a cada 100 imóveis pesquisados, o que configurava um cenário de alerta – muito próximo ao de risco, contado a partir da proporção de 3,9 criadouros a cada 100 imóveis.

Do Portal do Governo do Estado