Aedes: pesquisa mostra capacidade de adaptação climática do mosquito

Instituto Butantan constatou modificações maiores do que o normalmente esperado em uma espécie exótica em tão curto prazo

sex, 20/05/2016 - 12h11 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa do Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, constatou que o Aedes aegypti possui patrimônio genético muito grande e variável mesmo no inverno, época de baixa incidência do inseto.

Casos de dengue caem 81% no estado de São Paulo

O resultado mostrou modificações maiores do que o normalmente esperado em uma espécie exótica em tão curto prazo, e demonstrou que o mosquito sofre também alterações de tamanho e formato da asa, segundo cada estação do ano, o que indica a sua rápida variação evolutiva.

SP terá ‘operação de inverno’ para combater e prevenir arboviroses

O estudo foi desenvolvido no bairro do Butantã e arredores, na capital, durante 14 meses, e acompanhou a evolução do vetor durante todas as estações climáticas, com o objetivo de compreender sua evolução e, possivelmente, auxiliar nos mecanismos de controle.

Foram coletados os ovos, pupas e larvas do animal em seis áreas. O estudo foi desenvolvido com 150 fêmeas e avaliou as variações genética e morfológica do mosquito, além de ter levado em consideração questões demográficas de dispersão e evolutivas desses insetos em áreas urbanas.

Do Portal do Governo do Estado